PUBLICIDADE

Dá para usar o bronzer no lugar do contorno? Maquiadora explica

Apesar de serem parecidos, o contorno e o bronzer possuem funções diferentes na hora de se maquiar

14 mar 2023 - 15h02
Compartilhar
Exibir comentários

A técnica de fazer um contorno no rosto com a maquiagem não é nada nova. Só no TikTok e no YouTube, é possível encontrar inúmeros tutoriais de pessoas ensinando as variadas técnicas para que esse contorno fique bem natural e bonito. Mas uma pergunta que muitas pessoas se fazem é a seguinte: dá para usar o bronzer no lugar do contorno para essa função?

Descubra se usar o bronzer no lugar do contorno dá certo -
Descubra se usar o bronzer no lugar do contorno dá certo -
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Segundo a beauty artist Renata Gianetti, não. Afinal, eles têm propostas diferentes. "O contorno utilizamos quando queremos trazer sombra, esconder ou diminuir nariz, bochecha e testa por exemplo. Já o bronzer utilizamos quando queremos trazer um efeito mais bronzeado", explica. Por isso, tentar substituir um pelo outro pode fazer com que você se decepcione com o resultado.

A especialista também explica que pessoas com qualquer tipo de pele podem ambos os produtos, desde que seja do seu tom. Ou seja, a decisão fica por conta do resultado esperado, considerando pontos fortes e funções de cada um.

Um bom contorno ou bronzer

Apesar de o bronzer e o contorno não poderem ser usados para as mesmas funções, eles têm algo em comum: para atingirem os efeitos desejados, é necessária a escolha de um bom produto.

No caso do contorno, por exemplo, é preciso que ele não tenha brilho e seja dois tons mais escuro que a pele da pessoa, para criar efeitos de profundidade e sombra. Já o bronzer tem partículas de brilho que criam o efeito bronzeado no rosto, então é preciso ver se ele não é brilhante de mais ou de menos, criando assim o efeito de forma efetiva e natural.

Por fim, optar pelas opções de contorno e bronzer em pó costuma ser uma boa escolha já que, segundo Renata, eles são mais versáteis e fáceis de aplicar e esfumar. "Os pós para contornos costumam ser de tons frios, já os bronzers, tons mais quentes", finaliza ela.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Publicidade