Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tradicional feira inglesa é famosa por seus temperos

Compartilhar

Scarborough é uma localidade do condado de York, na Inglaterra, que deveria ser conhecida por ter sido o lugar de nascimento de atores como Charles Laughton e Ben Kingsley; para muitos estrangeiros, no entanto, ela é associada a uma canção medieval, dos tempos em que a feira do local, que durava um mês e meio, era uma das mais importantes da Inglaterra.

Feira em Scarborough, na Inglaterra, faz sucesso por conta de suas ervas frescas
Feira em Scarborough, na Inglaterra, faz sucesso por conta de suas ervas frescas
Foto: Terra

Uma canção que foi recuperada e reinterpretada por Paul Simon e Art Garfunkel e fez parte da trilha sonora do filme A Primeira Noite de um Homem. A letra tem o cantor perguntando ao interlocutor: "Vai à feira de Scarborouhg?" ("Are you going to the Scarborough fair?"). Antes de fazer encomendas impossíveis para uma antiga amada, ele recita o que pareceria a lista de compras de uma cozinheira: "salsa, salvia, alecrim e tomilho". Estas quatro ervas são repetidas em todas as estrofes da canção.

São ervas importantes na cozinha, onde sempre aparecem como protagonistas de um bom prato. A salsa é utilizada em inúmeros molhos, não só o clássico molho verde: "a salsa de todos os molhos". E enfeitar é "ajeitar com profusão e zelo".

O alecrim, cujo nome latino vem de "orvalho marinho", é uma erva muito ilustre, muito útil e também deliciosa, ainda mais com carnes como o cordeiro e o porco. O alecrim é presente até em Hamlet, de William Shakespeare, quando Ofélia diz: "este é o alecrim, para a lembrança; te rogo, amor, que lembres". Também aparece em Romeo e Julieta, deixando claro que Shakespeare preferia colocar alecrim no cordeiro, não menta.

A salvia é, seguramente, a mais poderosa das quatro. Onde entra, domina. Não há meio termo, ou encanta ou é odiada. Costuma ser utilizada com carnes brancas e é muito comum na cozinha italiana. O sabor é forte e a lembrança no paladar dura muitíssimo tempo.

Já o aromático tomilho é o que perfuma os montes e as carnes de todos os animais que vivem nele. O tomilho marca a diferença entre um simples coelho de fazenda e um saboroso coelho de montanha. É por isso que usamos o tempero quando estamos cozinhando um coelho em casa. Em geral, o tomilho vai bem com as carnes brancas.

Como observam, das ervas mais frequentes na cozinha de Scarborough só falta o louro, que é preciso usar com parcimônia, já que em grande quantidade pode ser tóxico. A lenda diz que Zeus transformou em louro à ninfa Daphne, isso para salvá-la da perseguição de Apolo. Em qualquer caso, os heróis gregos e os imperadores romanos eram coroados com louro.

Se vocês forem à feira de Scarborough e quiserem recuperar um amor perdido, não peçam para fazer uma camisa sem costuras, como diz a canção. Façam vocês uma perna de cordeiro ao molho de alecrim, o clássico e magnífico "gigot au romarin" dos franceses - que leva alecrim, sim, mas também tomilho e salsa. Vão triunfar.

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra