São Paulo e Brasília comemoram Dia Mundial da Tapa
Receitas milenares da gastronomia ibérica cruzam o Atlântico e desembarcam com versões modernas de chefs de cozinha espanhola no Brasil para celebrar nesta quinta-feira, em São Paulo e Brasília, o Dia Mundial de la Tapa.
"Receitas tradicionais, como a gilda ou as batatas bravas, se revolucionaram até se tornarem pequenos pratos, com chefs que descobrem sabores com pelo menos dez ingredientes", disse à Agência Efe Cristina Lanzarote, do restaurante Cocina de San Antón.
As "tapas de autor" representam uma evolução na gastronomia espanhola que saiu das tavernas e chegou a restaurantes da Galícia ao sul do país ibérico e agora são o cartão de visita dos sabores da Espanha para o mundo.
"Nossos sabores são muito locais, do mediterrâneo, todos com denominação de origem como as anchovas da Cantábria ou o presunto ibérico Cinco Jotas, que estão nos melhores restaurantes do mundo", disse a porta-voz do restaurante encarregado de trazer os sabores espanhóis a São Paulo.
Para a comemoração, 17 países, entre eles, Brasil, Estados Unidos e Rússia organizam hoje jantares especiais com chefs espanhóis em uma degustação de menus especiais com tradicionais receitas e leituras modernas de tapas.
No Brasil, o chef Miguel Caserio do Cocina de San Antón apresentará um menu de quatro pratos pequenos com ingredientes típicos como o presunto ibérico, a maionese de Fino Quinta (vinho espanhol) e as anchovas do cântabro. As invenções do "artista da cozinha" serão acompanhadas de receitas tradicionais como croquetes, batatas e chistorra.
Em homenagem ao Brasil, o chef Oscar Bosch criou uma receita que une ingredientes brasileiros e espanhóis: tapas de tapioca com queijo manchego.
"A gastronomia é a identidade de nossa cultura", destacou Elvira Salazar, a conselheira de Turismo da embaixada espanhola em São Paulo.
Segundo ela, dos 68 milhões de turistas que visitaram a Espanha no último ano, 11% viajaram motivados pela comida local.
"As tapas são a identidade da Espanha, e você pode ter essa experiência em três mordidas", ressaltou.
Como parte do evento, de amanhã e até o dia 2 de novembro, São Paulo recebe a 7ª edição do 'Tapas Week', onde 15 restaurantes da cidade apresentarão um menu especial a preços acessíveis.
Além disso, neste fim de semana, o Museu da Casa Brasileira abrigará uma feira gastronômica com o tema, com a exposição "Tapas: design espanhol para gastronomia", que ficará aberta até 8 de novembro.