Veja os eleitos em categorias especiais do 'Oscar' da gastronomia
Nesta segunda-feira (29), a revista Restaurant nomeou os 50 melhores restaurantes do mundo mas, entre eles, alguns mereceram destaque especial.
A chef italiana Nadia Santini, por exemplo, comemorou o título de melhor chef mulher do mundo, à frente do restaurante Dal Pescatore. Ao subir ao palco, se disse honrada com o título. “Os chefs são como poetas e músicos, por sua criatividade e seu estilo. Cozinhar é como fazer arte, literatura ou música. Comida é a melhor forma de encontrar a alegria da vida”, celebrou.
O cozinheiro e produtor cultural Felipe Ribenboim, que comentou a premiação durante a transmissão do Terra, lembrou da importância da chef no cenário gastronômico atual. “Ela foi a primeira chef mulher a conquistar uma estrela no guia Michelin na Itália”.
Já o restaurante Narisawa Tokio, que ficou na 20ª posição do ranking, também foi reconhecido como o estabelecimento mais sustentável do mundo, categoria que foi inaugurada nesta edição. O chef Yoshihiro Narisawa subiu ao palco para agradecer o reconhecimento.
Destaque também para o australiano Attica Melbourne, que fez sua estreia no ranking nesta edição e já começou com o pé direito, na 21ª posição. O estabelecimento ganhou um prêmio especial como o que teve maior ascensão na lista e, com isso, adquire o status de grande aposta da revista para a próxima edição da premiação.
Outro reconhecimento que se sobressai à lista é o restaurante eleito pelos próprios chefs participantes: dessa vez, o foco se voltou para o Alinea Chicago, dos Estados Unidos, figurou na 15ª posição.
Durante a transmissão, Felipe lembrou que o chef deste restaurante enfrentou uma batalha contra um câncer na língua recentemente. “Existem adversidades, mas ele mostrou que conseguiu criar novos menus com base no que já sabia e no paladar da própria equipe”, observou.