PUBLICIDADE

Veja os eleitos em categorias especiais do 'Oscar' da gastronomia

29 abr 2013 20h37
| atualizado às 20h37
ver comentários
Publicidade
<p>"Comida é a melhor forma de encontrar a alegria da vida", comemorou Nadia Santini</p>
"Comida é a melhor forma de encontrar a alegria da vida", comemorou Nadia Santini
Foto: AFP

Nesta segunda-feira (29), a revista Restaurant nomeou os 50 melhores restaurantes do mundo mas, entre eles, alguns mereceram destaque especial. 

A chef italiana Nadia Santini, por exemplo, comemorou o título de melhor chef mulher do mundo, à frente do restaurante Dal Pescatore. Ao subir ao palco, se disse honrada com o título. “Os chefs são como poetas e músicos, por sua criatividade e seu estilo. Cozinhar é como fazer arte, literatura ou música. Comida é a melhor forma de encontrar a alegria da vida”, celebrou.

O cozinheiro e produtor cultural Felipe Ribenboim, que comentou a premiação durante a transmissão do Terra, lembrou da importância da chef no cenário gastronômico atual. “Ela foi a primeira chef mulher a conquistar uma estrela no guia Michelin na Itália”.

Já o restaurante Narisawa Tokio, que ficou na 20ª posição do ranking, também foi reconhecido como o estabelecimento mais sustentável do mundo, categoria que foi inaugurada nesta edição.  O chef Yoshihiro Narisawa subiu ao palco para agradecer o reconhecimento.

Destaque também para o australiano Attica Melbourne, que fez sua estreia no ranking nesta edição e já começou com o pé direito, na 21ª posição. O estabelecimento ganhou um prêmio especial como o que teve maior ascensão na lista e, com isso, adquire o status de grande aposta da revista para a próxima edição da premiação.

Outro reconhecimento que se sobressai à lista é o restaurante eleito pelos próprios chefs participantes: dessa vez, o foco se voltou para o Alinea Chicago, dos Estados Unidos, figurou na 15ª posição.

Durante a transmissão, Felipe lembrou que o chef deste restaurante enfrentou uma batalha contra um câncer na língua recentemente. “Existem adversidades, mas ele mostrou que conseguiu criar novos menus com base no que já sabia e no paladar da própria equipe”, observou. 

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;quot;http://culinaria.terra.com.br/infograficos/50-melhores-restaurantes-mundo/iframe.htm&amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;quot;http://culinaria.terra.com.br/infograficos/50-melhores-restaurantes-mundo/iframe.htm&amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade