PUBLICIDADE

Com dois restaurantes entre os 50 melhores do mundo, Brasil ganha destaque

Com D.O.M. em 6º e Maní em 46º, chefs internacionais da lista dos melhores dizem que pretendem visitar o Brasil e conhecer a culinária local

30 abr 2013 07h14
| atualizado às 07h29
ver comentários
Publicidade
<p>René Redzepi, segundo colocado no ranking, disse que pretende visitar o Brasil neste ano</p>
René Redzepi, segundo colocado no ranking, disse que pretende visitar o Brasil neste ano
Foto: Ulisses Neto / Especial para Terra

A cena gastronômica brasileira está evoluindo e a presença de dois restaurantes do País na lista dos 50 melhores do mundo comprova isso. A análise foi feita por especialistas do setor entrevistados pelo Terra nesta segunda-feira (29), durante a divulgação do ranking anual elaborado pela revista inglesa Restaurant, em Londres, capital do Reino Unido.

Alex Atala, mais uma vez, apareceu entre os 10 primeiros colocados. Na sexta posição, contudo, o restaurante paulistano D.O.M. perdeu duas colocações em relação à lista do ano passado. A gaúcha Helena Rizzo estreou entre os melhores neste ano com o restaurante Maní, também em São Paulo, ocupando o 46º posto. A lista foi liderada pelo espanhol El Celler de Can Roca.

Mesmo com o D.O.M. – considerado um dos favoritos para assumir o topo da premiação – caindo na avaliação geral, a diretora de gastronomia da Laureate Brasil, Rosa Moraes, acredita que há muito o que comemorar. “É muito difícil ficar entre os dez primeiros. E há uma rotatividade grande de posições. Veja o caso do Fat Duck [restaurante inglês do chef Heston Blumenthal], que já foi o primeiro do mundo e nessa lista aparece como 33º”, explicou ao Terra.

Moraes, que acompanhou o anúncio na capital britânica, ressaltou ainda que o fato de o “Brasil ter dois restaurantes, competindo com Espanha, Itália e França, é maravilhoso. Além do que, os dois brasileiros que ganharam são realmente de comida brasileira. De pesquisa com ingredientes brasileiros. Temos restaurantes incríveis italianos, japoneses, mas ganharam dois que trabalharam com ingredientes nossos. E isso é muito legal”.

A diretora, no entanto, ressaltou que é preciso aprimorar a divulgação do que se faz no País. O editor-chefe da revista Restaurant, William Drew, reconheceu que ainda não conhece a fundo o que é servido no Brasil. O mesmo disse Heston Blumenthal, chef britânico que aparece na lista dos melhores do mundo com dois restaurantes, sendo o londrino Dinner o melhor posicionado deles, em 7º.

“Preciso ser honesto com você, não conheço muito bem o que é feito no Brasil. Sei de todo o trabalho que o Alex faz ao redor do mundo, mas ainda preciso me interar mais”, disse Blumenthal ao Terra. O principal chef inglês ressaltou que “estou me preparando para saber mais, no entanto. E já estou planejando uma viagem ao Brasil para participar de eventos e ver o que acontece por lá”.

O dinamarquês René Redzepi, chef do Noma, em Copenhague, que neste ano caiu para a segunda colocação, também confirmou que pretende visitar o País em breve, sobretudo para conhecer melhor os produtos brasileiros, contando com Alex Atala como guia. “Com certeza. Conheço o Atala muito bem, ele é um cara incrível e esse é um dos meus sonhos, ir ao Brasil visitá-lo. Além de ver o que está acontecendo naquela parte do mundo. É uma região emergente incrível. Estou muito curioso sobre o Brasil. Muito curioso especificamente sobre essas regiões urbanas enormes que vocês têm, mas ainda assim conservando essa cultura nativa original do País, da Amazônia. Fico realmente intrigado com isso.”

Atala, que viaja o mundo promovendo a cozinha do País, ressaltou que “o Brasil está conseguindo mostrar uma consistência. E não só o Brasil, a América Latina também. Hoje somos seis restaurantes latino americanos na lista, dois brasileiros, tem espaço para mais. Acho que a gente tem que continuar.”

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://culinaria.terra.com.br/infograficos/50-melhores-restaurantes-mundo/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://culinaria.terra.com.br/infograficos/50-melhores-restaurantes-mundo/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Especial para Terra
Publicidade
Publicidade