PUBLICIDADE

Especialistas comentam queda de Atala: 'não perde importância'

29 abr 2013 21h04
| atualizado às 21h05
ver comentários
Publicidade
<p>"Estar figurando entre os 50 melhores é algo magnífico", diz especialista sobre posição de D.O.M., de Alex Atala</p>
"Estar figurando entre os 50 melhores é algo magnífico", diz especialista sobre posição de D.O.M., de Alex Atala
Foto: Ulisses Neto / Especial para Terra

Alex Atala era um dos favoritos a alcançar o topo da lista dos 50 melhores restaurantes do mundo, premiação organizada pela revista Restaurant e divulgada nesta segunda-feira (29). Mas, ao contrário do que os entusiastas aguardavam, o restaurante D.O.M. caiu duas posições com relação a 2012 e ficou no 6º lugar.

Durante a transmissão ao vivo pelo Terra, o cozinheiro e produtor cultural Felipe Ribenboim e a diretora de redação da revista Menu, Beatriz Marques, comentaram a colocação do brasileiro. “Não perde o significado e a importância do prêmio”, afirmou Beatriz.

Felipe reforçou a importância da conquista. “Estar figurando entre os 50 melhores é algo magnífico. Além disso, todo o trabalho que ele está fazendo atualmente vai ser reconhecido, então vamos ter esse tempo de maturação para 2014”, acredita.

A expectativa sobre a ascensão do D.O.M. era grande, segundo a especialista, devido à alta exposição de Atala internacionalmente. “Ele saiu em muitos jornais e poderia tranquilamente alcançar o primeiro lugar”. No entanto, ela lembra que, embora a lista tenha um grande peso dentro do segmento gastronômico, para o consumidor o gosto pessoal é o que vale na hora de escolher um estabelecimento. “Essa lista é uma referência, mas você é quem vai escolher o que é melhor para você”, afirmou.

Ao contrário do D.O.M., o Maní, da chef Helena Rizzo, subiu da 51ª para a 46ª posição. Do cardápio da casa, Felipe destaca a bochecha de boi e o nhoque de araruta dashi de tucupi maní, enquanto Beatriz prefere a “feijoada desconstruída”. “É muito interessante sentir todos os sabores da feijoada em apresentação minimalista”.

Os especialistas também comentaram o reconhecimento do espanhol El Celler de Can Roca, grande vencedor da noite. “Eles vêm de uma família que já vem do ramo da cozinha há muito tempo, é um restaurante minimalista”, observou, acrescentando que já esteve no local e, na ocasião, provou um menu harmonizado com 18 pratos.

O El Celler é conhecido por utilizar ingredientes típicos catalões, e também pelo humor na forma de apresentar os pratos. Inaugurado em um imóvel pequeno, acabou crescendo e se tornando um grande sucesso com uma cozinha espanhola moderna e pratos diferenciados, como o sanduíche de pele crocante de porco ibérico. “Eles brincam com os sabores locais e usam diferentes técnicas para isso”, afirmou Beatriz.

América Latina em foco
Agora, o foco se volta também para os países latinos depois do anúncio, durante a premiação, de que a revista organizará uma lista específica para a América Latina. O evento deve acontecer no próximo mês de setembro durante a Feira Gastronômica Mistura, em Lima, organizada pela Associação Peruana de Chefs. “Acredito que com isso irão aparecer outros nomes brasileiros e, além disso, os restaurantes da América Latina vão aparecer mais”, afirmou Beatriz. “Acho que todo mundo busca alguma coisa nova. O mercado gastronômico em geral está sempre em busca de novidades. E aqui nós temos os sabores amazônicos, as pessoas não conhecem,  então muda muda um pouco o foco”, acrescentou.

 

&amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://culinaria.terra.com.br/infograficos/50-melhores-restaurantes-mundo/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;quot; data-cke-584-href=&amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://culinaria.terra.com.br/infograficos/50-melhores-restaurantes-mundo/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;gt;

 

&amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;quot;http://culinaria.terra.com.br/infograficos/50-melhores-restaurantes-mundo/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;quot;http://culinaria.terra.com.br/infograficos/50-melhores-restaurantes-mundo/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade