PUBLICIDADE

'Vai ter um festão do c...', comemoram irmãos do melhor restaurante do mundo

29 abr 2013 21h13
| atualizado às 21h59
ver comentários
Publicidade
<p>Os irmãos Roca celebram a conquista do primeiro lugar</p>
Os irmãos Roca celebram a conquista do primeiro lugar
Foto: Ulisses Neto/Especial para Terra

Desde que a crise financeira se agravou, há quase cinco anos, os espanhóis caçam, a todo custo, boas notícias. O futebol do País foi um grande consolo nos últimos tempos, mas até nisso os ventos parecem estar mudando. Agora, no entanto, os ibéricos podem se orgulhar de ter o melhor restaurante do planeta.

A lista anual organizada pela revista inglesa Restaurant com os 50 melhores do mundo, divulgada nesta segunda-feira (29), em Londres, trouxe o El Celler de Can Roca, da região da Catalunha, na primeira colocação, desbancando o Noma, da Dinamarca, que ocupou o topo da pesquisa durante os últimos três anos.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://culinaria.terra.com.br/infograficos/50-melhores-restaurantes-mundo/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://culinaria.terra.com.br/infograficos/50-melhores-restaurantes-mundo/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

O restaurante é comandado pelos irmãos espanhóis Joan, Josep e Jordi Roca. E o trio não escondeu a alegria por colocar o país – que sempre ocupou uma posição de destaque no ranking - de volta ao primeiro lugar. “Muito felizes. Estamos flutuando. É um prêmio que nos enche de alegria e representa a consolidação de um projeto que trabalhamos há muito tempo”, disse Jordi.

Mostrando que conhece o português, pelo menos algumas palavras corriqueiras do idioma, o espanhol não se conteve diante dos repórteres brasileiros: "vai ter um festão do c...”, bradou em meio a gargalhadas utilizando um palavrão para descrever o tamanho da celebração pela conquista.

Jordi ressaltou ainda que essa é “uma boa notícia para a Espanha. Ouvimos tantas coisas ruins ultimamente, então qualquer coisa boa acaba se tornando em um motivo para otimismo”, ressaltou. “Pessoalmente, é um reconhecimento que nos enche de orgulho. Sobretudo pelo carinho e pelos abraços. O reconhecimento profissional também é importante, mas todo esse afeto é maravilhoso”, comentou Joan Roca.

O  comandante da cozinha – que possui três estrelas no guia Michelin e ocupou a segunda posição no ranking do ano passado – destacou que o “El Celler celebra a memória e a tradição. Construímos uma cozinha a partir das raízes. Buscamos projetar a vanguarda com a memória e a tradição, questões de raíz e formação, sempre mantendo compromisso com a criatividade, olhando a terra e o entorno, buscando inspiração”, finalizou. 

 

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://culinaria.terra.com.br/infograficos/50-melhores-restaurantes-mundo/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://culinaria.terra.com.br/infograficos/50-melhores-restaurantes-mundo/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade