PUBLICIDADE

Dia do Hambúrguer: 5 dicas profissionais para a carne perfeita

Que tal preparar seu próprio hambúrguer para comemorar o dia? Além do lanche, ensinamos a fazer batatas fritas crocantes e maionese artesanal

28 mai 2022 11h05
ver comentários
Publicidade
Aprenda a fazer um hambúrguer profissional
Aprenda a fazer um hambúrguer profissional
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Podemos afirmar com tranquilidade que a 28 de maio é o dia mais gostoso de todos! E sabe por quê? Porque nessa data se comemora o Dia do Hambúrguer! Afinal, o pão com carne e muito queijo é uma das comidas preferidas dos brasileiros, ainda mais se tiver aquela maionese artesanal, né?! 

E não existe jeito melhor de comemorar esse dia tão especial do que comendo um delicioso hambúrguer! Pensando nisso — e ansiosos para o momento — conversamos com os donos da hamburgueria Samdi's Burguer, Beatriz e Gustavo, e eles entregaram 5 dicas para deixar a carne perfeita e fazer um lanche profissional sem sair de casa. Deu água na boca por aí? 

O hambúrguer perfeito vem de uma boa carne

Já começamos as dicas com uma revelação, viu? A maioria das hamburguerias não usa cortes nobres de carne, como o filé mignon, por exemplo. Peito bovino, fraldinha e acém são as principais escolhas para o hambúrguer ficar suculento e saboroso devido à gordura.

Portanto, para o blend perfeito eles recomendam 700 gramas de peito bovino e 300 gramas de acém, moídos duas vezes. Aí, é só fazer bolinhas de aproximadamente 150 gramas, apertá-las bem e depois moldá-las. Quer um truque? Use a tampa de um pote redondo para o molde, mas passe plástico filme antes para não sujar nem estragar. 

Para começar: chapa quente e gordura! 

Com o blend perfeito em mãos, é hora de fazer as temperaturas subirem! No Samdi's, as carnes são feitas na churrasqueira e você pode seguir esse mesmo modo em casa. Porém, também é possível grelhá-las próximo ao fogo, na chapa de ferro ou frigideira. O mais importante é garantir que esteja bem quente antes de levar o hambúrguer ao fogo. Além disso, 5 segundos antes de colocar a carne, entre com uma gordura, como azeite, óleo ou manteiga. 

Foi para a chapa? Agora é a vez de jogar os temperos — e mais uma dica profissional: tempere com sal e pimenta moídos na hora! — e virar! Mas nada de ficar virando muito, viu? Uma vez é ideal! Depois, coloque os queijos e deixe no fogo por mais 4 minutos. 

Acém, fraldinha e peito bovino são as indicações de carne para um blend perfeito
Acém, fraldinha e peito bovino são as indicações de carne para um blend perfeito
Foto: Shutterstock / Alto Astral

O hambúrguer precisa descansar, sabia?

Embora muita gente não saiba, as carnes têm líquidos dentro e eles quase fervem durante o processo. Por isso, é recomendado deixar o hambúrguer descansando em um prato após sair da grelha — especialmente os maiores. Só 2 minutos são suficientes para garantir uma experiência melhor na primeira mordida! 

Qual pão escolher?

Eles contam que o pão brioche dá um sabor inigualável ao lanche, porém, a escolha depende totalmente do gosto de cada um. Algumas opções são: pão de batata, australiano, de mandioca, de cebola ou até o clássico pão francês. Todos vão ficar ótimos! 

Fez sua escolha? Então, é hora de aprender a selar esse pão para a suculência do hambúrguer não ser um problema — lembra dos líquidos da carne? — e acabar estragando a experiência. Para isso, basta passar um pouquinho de manteiga no pão e deixá-lo por apenas 20 segundos na grelha ou panela. Como ela já vai estar quente, cuidado para não queimar, ok? Quando tirar, você perceberá uma crostinha, isso significa que ele está selado e pronto. 

Equilíbrio é tudo

É difícil resistir ao famoso "X-tudo", né?! Mas um dos segredos para o hambúrguer perfeito é saber dosar o que vai dentro dele. As possibilidades de ingredientes são muitas: ovos, cebola, bacon, tomate, vários queijos, molhos... E não tem certo nem errado, porém, vale manter o equilíbrio e não exagerar.

Aqui vai mais um truque: depois de escolher seus adicionais, opte por colocar os mais leves, como molhos e salada, em cima do queijo, e os mais rígidos, como bacon e cebola, embaixo da carne. Assim, ao morder, você sentirá todos os sabores! 

Batata frita e maionese artesanal são ótimos acompanhamentos
Batata frita e maionese artesanal são ótimos acompanhamentos
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Dica extra: capriche nos acompanhamentos!

Não adianta ter um lanche delicioso e nada para acompanhar. Então, que tal apostar nas batatas fritas perfeitas e naquela maionese clássica de hamburgueria? Confira as receitas do Samdi's: 

Batatas macias e crocantes: corte-as na espessura de uma caneta, lave e deixe secar bem. Depois, leve para fritar em fogo baixo a médio por 5 minutos. Retire e coloque mais uma vez só que em fogo quente pelo mesmo tempo.

Maionese artesanal: no liquidificador, coloque dois ovos, sal a gosto, 10 gramas de mostarda,1/4 de limão espremido e um pouco de óleo. Bata bem. Essa será a base da sua maionese. Agora, vale adicionar pedacinhos de bacon para uma maionese de bacon; alho cozido para uma maionese de alho; ou cebolinha e salsinha para a clássica maionese verde. Escolheu? Aí é colocar o óleo a fio e finalizar! 

Pronto! Agora você está mais do que preparado para curtir o Dia do Hambúrguer com um lanche profissional, delicioso e do seu jeito! 

Fonte: Samdi's Burguer, hamburgueria delivery com temática de churrasco, em São Paulo (SP). 

Alto Astral
Publicidade
Publicidade