PUBLICIDADE

Abacaxi caramelado para comer com sorvete

Abacaxi caramelado para comer com sorvete

24 ago 2021 13h02
| atualizado em 24/9/2021 às 11h12
ver comentários
Publicidade

O abacaxi caramelado para comer com sorvete é delicioso. É uma sobremesa tanto para o almoço como para o jantar. Também é uma opção muito boa para o lanche das crianças, que aliás a adoram. Na minha opinião, o melhor acompanhamento para o abacaxi caramelado é o sorvete de coco ou de goiaba. Não recomendo o sorvete de baunilha por ter uma grande quantidade grande de leite, que abafa o sabor do abacaxi.

Abacaxi caramelado para servir com sorvete. Foto Marcia Zoladz
Abacaxi caramelado para servir com sorvete. Foto Marcia Zoladz
Foto: Marcia Zoladz / Cozinha da Marcia

Um pouco mais de informações sobre o abacaxi que ficou relegado, de uns tempos para cá, a ser apenas mais um ingrediente no suco verde. Aquele que mistura duas fatias de abacaxi, duas de couve picada, água de coco, tudo batido no liquidificador. E é uma delícia. Ele tem também um papel de coadjuvante no seu suco com hortelã. Quase ninguém mais lembra que já foi um doce muito apreciado, e que cozido em uma calda de caramelo é uma sobremesa deliciosa, com o sabor cheio de contrastes entre o doce e a acidez da fruta, somados ao gosto forte da calda de caramelo com manteiga.

O abacaxi é um tipo de bromélia que nasce em terreno arenoso e na própria areia. É uma fruta tipicamente tropical, que dá nas praias e restingas junto com as primeiras plantas baixas como o jundu. Hoje em dia, no entanto, por uma dessas coincidências, o país é o maior país exportador da fruta no mundo. Os norte-americanos, que plantavam ananás no Havaí perderam todas as suas plantações quando um vulcão ficou ativo bem na região adequada para seu plantio. Em segundo lugar está as Filipinas.

Receita

Porções: 6 porções

Tempo de preparo: 15 minutos

Ingredientes:

  • 6 fatias de abacaxi
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de manteiga cortada em pedacinhos

Instruções:

  • Espalhe o açúcar em uma frigideira pequena, espalhe os pedacinhos de manteiga, cubra com as fatias de abacaxi e ligue o fogo médio. A medida que aquece o abacaxi vai soltar um caldo, aumente muito pouco o fogo para evaporá-lo. Abaixe novamente o fogo para soltar mais caldo, repita por mais uma ou duas vezes, até as fatias começarem a dourar. Não adianta apressar o processo que o caramelo precisa cozinhar por 20 minutos junto com as fatias da fruta.
  • Se as fatias do abacaxi ainda estiverem um pouco duras, abaixe o fogo novamente, ela vai soltar um pouco mais de caldo. Mas, não cozinhe demais para não perderem o formato.
  • As fatias tem uma quantidade enorme de líquido, muito mais do que imaginamos. Cada abacaxi armazena 87% de líquido em seu interior.
  • Ao final de vinte minutos as fatias já devem estar douradas de um dos lados. Vire-as para que dourem do outro lado. Sirva as fatias ainda mornas com sorvete. Eu gosto muito de servir com sorvete de coco.

Notas

O abacaxi para ser usado em um doce ou uma torta precisa estar muito maduro pois já perdeu grande parte de sua acidez. A acidez é transformada em açúcar durante o amadurecimento. A fruta perde bastante líquido durante o cozimento, o que facilita na hora de preparar um doce. A fruta mais madura além de cozinhar mais rápido, evita ter que compensar a sua acidez acrescentando mais açúcar do que o necessário.

Cozinha da Marcia
Publicidade
Publicidade