Em Berlim, bar oferece degustação de cerveja a 4,10 euros; conheça
O Brauhaus Lemke oferece 4 tipos de cervejas artesanais e pratos a partir de 9,50 euros para acompanhar
Os alemães são conhecidos por sua fama de saber fazer – e beber – cerveja e, na cidade de Berlim, a maioria dos restaurantes tem desde as opções mais leves, para aguentar o verão europeu, até as mais encorpadas, que caem bem nos dias mais frios. Os preços começam nos 3 euros e não fogem muito disso, de um modo geral.
Andando pelas ruas que misturam arquitetura do século 19 a prédios para lá de modernos, é possível encontrar diversos lugares para se sentar, tomar uma cerveja e observar um pouco da cidade e da cultura local. Entre as opções está o Brauhaus Lemke, que oferece uma degustação dos quatro tipos da bebida produzidos ali mesmo por apenas 4,10 euros.
A cervejaria está localizada a poucos metros da Alexanderplatz – que está entre os quatro principais complexos de compras da região. Aos mais desatentos, a fachada pode não chamar atenção, misturada a paisagem de muros grafitados que são marca registrada de Berlim. No entanto, entre os berlinenses, ou entre os amantes de cerveja, o local é bastante popular.
Logo no salão principal, é possível ver os enormes barris de onde saem os quatro tipos de cerveja, que são bombeadas em canos que passam por baixo do chão e, depois, armazenadas sem filtrar em garrafas em um ambiente anexo ao bar. Ao longo dos anos, eles já produziram mais de 40 tipos diferentes, incluindo particularidades sazonais.
A original tem aroma de lúpulo e paladar médio; a pilsen combina o sabor de malte com um aroma mais picante e um toque de amargor; já a cerveja de trigo é mais frutada, mas também picante; e, fechando o menu de 4 opções, há sempre uma sugestão sazonal. Durante o mês de agosto, a sugestão da casa foi uma Indian Pale Ale com 10% de teor alcoolico.
Todas elas também podem ser provadas separadamente, sendo que o copo de 300 ml custa 3 euros, e o de 500 ml, 4,30 euros.
Com decoração rústica, o bar conta também com uma área externa, com mesinhas ao ar livre que ficam praticamente embaixo de uma linha de trem.
Para comer
Quem não tem muita tolerância às bebidas alcoolicas pode pedir algo para comer e amenizar o efeito do álcool, aproveitando também para conhecer um pouco da comida regional.
Pratos à base de almôndegas, purê de batatas, fritas, carne de porco e de peru são encontrados a partir de 9,50 euros. Quem quiser ser esbaldar na culinária típica da região, vale apostar nos famosos “salsichões”, como o de vitela, que acompanha com mostarda adocicada e custa 6,50.
Outra opção é o tradicionalíssimo Currywurst, que sai por 7,90 euros e faz sucesso entre turistas e locais – consiste em salsicha picadinha com molho de tomate caseiro, cobertos com muito curry.