0

Chef ensina a preparar vieira grelhada ao creme; confira

Thaís Sabino

Ana Luiza Trajano, chef especializada em culinária brasileira, teve que ir até Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, para acreditar que existiam vieiras no litoral brasileiro. "Achei que um gringo tivesse trazido e colocado no Brasil", brincou ela durante palestra sexta-feira (29) no evento Paladar - Cozinha do Brasil, em São Paulo. Ao lado do chef Paulo de Abreu e Lima, ela apresentou detalhes das vieiras nativas do País e ensinou a preparar vieira grelhada com creme de salsinha e cebolinha.

» Confira o passo a passo
» Siga Vida e Estilo no Twitter
» vc repórter: mande fotos e notícias
» Chat: tecle sobre a notícia

Segundo a chef, existem cerca de 50 maricultores no Rio de Janeiro que cultivam as vieiras em fazendas marinhas. O molusco é nativo do litoral do sudeste brasileiro, no entanto, dificilmente é encontrado fora do local de cultivo. Por conta disso, o preço chega a R$ 50 a dúzia, enquanto em outros países este valor é equivalente a um quilo de vieiras. Outra diferença é o sabor mais adocicado da vieira brasileira, segundo Ana Luiza.

Apesar do preço, a chef explicou que o músculo da vieira cultivada na região é pequeno, pois o organismo vive no oceano Atlântico, com menos nutrientes que o Pacífico. As vieiras internacionais chegam a se desenvolver até sete vezes mais do que as brasileiras. "A parte branca é o músculo e a rosa é o coral", identificou ela. A casca da vieira carioca é arroxeada e bem bonita, por isso, Trajano sugere servir a vieira na própria casca para dar mais graça ao prato. Mas antes é preciso limpar. "A vieira tem muita sujeira e tem que tomar cuidado com o coral", alertou.

De acordo com a chef, o processo de preparação é delicado e ainda não é possível servir vieiras frescas em São Paulo. A temperatura fria durante o transporte pode matar os animais. Uma das coisas para qual a chef chamou a atenção é para a hora de abrir. "Dentro da concha tem um músculo e se fizer muita força para abrir, o músculo rasga". Trajano explicou que é preciso usar uma faca para desgrudar uma das partes do músculo da concha. Clique no link acima e confira o passo a passo do prato.

O evento
O Paladar - Cozinha do Brasil acontece no Hyatt Hotel, na zona sul da capital paulista de 29 a 31 de julho. Ao longo dos três dias serão ministradas palestras e worshops com chefs renomados. Alex Atala é um dos profissionais de destaque na culinária que está na programação de domingo (31).

Os estandes dos eventos oferecem degustação de vinhos e geleias, expõem peças de cerâmicas personalizadas para cada chef e prato, fornos de cozinha, utensílios para churrasco e inovações na área da culinária. A panela Lyon, que permite assar bolos e tortas sem utilizar o forno do fogão, é uma das novidades que podem ser conferidas no no evento.

Vieiras são cultivadas em fazenda marinha
Vieiras são cultivadas em fazenda marinha
Foto: Reinaldo Marques / Terra
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade