Bar do Magrão vence o concurso Comida di Buteco
Em sua primeira edição em São Paulo, o Concurso di Buteco elegeu os cinco melhores bares da cidade nesta terça-feira (10). O Bar do Magrão, localizado no Ipiranga, foi o grande vencedor, seguido por Tiro Liro, de Perdizes, Lewis Bar, da Lapa, Bar Bambu, de Santana e Chopp do Alemão, da Vila Matilde. “É muita emoção receber esse prêmio, já que São Paulo é considerada a capital gastronômica do país”, disse o vencedor Magrão. Segundo ele, o segredo para ser considerado o melhor boteco da cidade é ter dedicação para servir uma das mais tradicionais receitas do bar: o escondidinho de bacalhau.
Confira todos os petiscos concorrentes
Descubra as receitas dos petiscos do Comida di Buteco
O Tiro Liro, segundo colocado, serviu o petisco Bacaninho, que é uma cestinha de parmesão com batata, recheada com lombo de bacalhau, temperado com azeite e alho. Para Antônio Carlos, representante do bar, o sucesso está ligado à dedicação. “Queríamos que os clientes se sentissem felizes e em casa”.
O Lewis Bar alcançou a terceira colocação do concurso com a Pancetta, petisco feito com carne fresca da barriga do porco, acompanhada de salsa levemente apimentada e com toque especial do chefe. Oscar da Silva, do Lewis Bar, não tinha palavras para descrever a satisfação e agradecer aos funcionários que o ajudaram a chegar lá. “Ser selecionado já foi uma honra, ser premiado foi uma surpresa maravilhosa”, disse. O bar também levou o prêmio de R$ 5 mil do melhor petisco com maionese cedido pela Hellmann's, uma das empresas patrocinadoras do evento.
O Bar Bambu ficou em quarto lugar com o bolinho Santa Terezinha, um empanado de berinjela com recheio de azeitona, tomate cereja, provolone e carne. “A receita já existia no bar, ela só foi aprimorada para o concurso”, contou Orlando Fernandes.
A quinta colocação ficou com o Chopp do Alemão, que serviu pastel de carne seca, que leva salsinha cebolinha, azeitona, ovo picado e recheio de carne seca.
Quem faturou o prêmio de R$ 5 mil do Desafio Doritos foi o Bar do Vito, da Vila Zelina. "Estávamos até receosos em participar do concurso, pois nosso estabelecimento é um boteco simples, mas nos dedicamos de verdade. É muito bom ver esse trabalho reconhecido. Com o dinheiro vamos reformar nossa fachada", afirmou Orlando Fernandes, dono do bar. Apenas o juri especializado participou da seleção do melhor petisco que usasse o salgadinho em sua receita, organizado pela Doritos, uma das patrocinadoras.
Além do público, que percorreu os botecos do dia 1º de junho a 1º de julho para experimentar os tira-gostos e dar notas para os bares, o concurso contou com 50 jurados especialistas em gastronomia para avaliá-los. A edição 2012 do Comida di Buteco, em São Paulo, teve 53.197 votos, e já foi a segunda maior edição, perdendo apenas para Belo Horizonte.
Ao todo, eram 49 botecos concorrentes divididos entre as cinco zonas de São Paulo. A seleção oficial dos participantes foi feita pela organização, representada pelo gastrônomo Eduardo Maya, e incluía representantes com influências gastronômicas de diferentes países e regiões brasileiras.
A votação foi realizada por meio de uma cédula oficial na qual o avaliador dava notas de zero a 10 para o pestisco (70% do peso), atendimento (10%), temperatura da bebida (10%) e higiene do local (10%). Os botecos paulistanos podiam escolher tira-gostos que já faziam sucesso entre sua clientela ou desenvolver uma receita especial para o concurso.
Os dez últimos colocados neste ano serão eliminados da próxima edição do concurso. E em 2013, todas as receitas deverão levar mandioca e linguiça em um prato criado especialmente para o Comida di Buteco.