Aprenda a fazer bebidas geladas com café para o verão
- Danielle Sanches
- Direto de São Paulo
Assim como o arroz com feijão, o café é um ingrediente indispensável na dieta do brasileiro. Quem nunca tomou ou acompanhou alguém logo pela manhã com um bom café com leite, mistura clássica e das mais preferidas no país?
Com o aumento na oferta de máquinas de café e variações do grãos comercializadas no Brasil, o consumo também deu um salto. "As pessoas estão mais dispostas a tentar novas combinações e experimentar novos sabores", afirma Cecília Sanada, barista do Octavio Café & Bistrô, em São Paulo.
Segundo ela, o aumento também inclui as combinações geladas com café, ideais para refrescar em um clima tropical como o brasileiro. "O mais comum é passar um café na hora e batê-lo com sorvete de creme", diz a barista. "Mas também é possível bater apenas com gelo, formando uma bebida que chamamos de granita, uma espécie de raspadinha", explica a especialista.
Embora seja uma delícia, o café não tem um sabor fácil de ser combinado. Frutas cítricas, como limão e laranja, por exemplo, são marcantes demais e "apagam" o sabor do café. Por isso, devem ser misturadas com cuidado, sempre observando o ponto de equilíbrio dos sabores.
"A combinação perfeita mesmo é com o leite", diz Cecília. Por isso, ela indica chocolate ao leite, doce de leite e sorvetes cremosos. Frutas como banana e maçã também podem gerar resultados interessantes. Quando for preparar a bebida, faça o café na hora, para que os sabores e o aroma estejam intensos e abram o apetite antes mesmo de serví-la. A barista diz que não é necessário esperar o café esfriar se você for bater com sorvete ou gelo, pois ele irá resfriar naturalmente.