Se o cabelo do seu filho está caindo, você deve ficar de olho; médico explica as causas
Apesar de ser associado a adultos, a condição também pode ocorrer em crianças
Quando pensamos em queda de cabelo, é natural associarmos o problema a adultos, principalmente aos mais idosos. Mas, e quando uma criança começa a perder cabelo? Saiba que isso pode acontecer, e os casos não são tão raros.
Entre as possíveis causas estão algumas condições:
Alopecia areata
A alopecia areata é uma condição autoimune em que o corpo começa a atacar os próprios folículos capilares. O cabelo pode cair em pequenas áreas, formando "buracos" no couro cabeludo, podendo se apresentar com uma lesão única ou até mesmo com a perda de todos os pelos do corpo.
Tinha do couro cabeludo
A tinha do couro cabeludo nada mais é do que uma infecção por fungos. Ela se manifesta com uma forte coceira, e o cabelo pode cair em tufos ou ficar com o aspecto "quebrado" nas pontas. É facilmente tratável com medicação.
Tricotilomania
Sabe aquele hábito de arrancar fios de cabelo, seja por ansiedade ou estresse? Pois é, algumas crianças desenvolvem a tricotilomania sem perceber, sendo uma questão mais emocional do que física.
Deficiências nutricionais
A falta de vitaminas e minerais, como ferro e zinco, também pode ser um fator para a queda de cabelo. Uma alimentação equilibrada é fundamental para a saúde dos fios, assim como para o resto do corpo. Algumas doenças intestinais, como síndromes de má absorção, podem se manifestar inicialmente com cabelos opacos, frágeis e que caem facilmente.
Estresse e trauma
...
Veja também
Ansiedade: o que é, como controlar uma crise e 25 sintomas
Queda de cabelo: o que causa e como tratar
Alopecia areata: o que é, causas, sintomas e tratamento