Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Madrasta não é má: abaixo-assinado pede alteração do termo nos dicionários

Petição busca mudança nas definições do verbete, que ainda carregam preconceitos baseados nas histórias de ficção.

21 jul 2022 - 11h30
Compartilhar
Exibir comentários

" Mulher má, incapaz de revelar gestos de ternura". É essa a segunda definição do substantivo "madrasta" que o dicionário Michaelis traz como linguagem figurada. Como "adjetivo", a explicação também é negativa. " Diz-se de algo que não oferece benefícios, apenas dissabores e tristezas: Vida madrasta", é o que lemos. Ao buscar o termo no Google, o resultado que aparece é com base no dicionário Oxford, " aquilo de que provêm vexames e dissabores em vez de proteção e carinho".

Foto: Oleksandr Latkun / 500px/Getty Images / Bebe.com

É com o objetivo de mudar essas definições pejorativas que Mari Carmadelli, do perfil @somos.madrastas no Instagram, deu início a um abaixo-assinado no change.org. "Chega desse estereótipo. Os dicionários precisam acabar com essa linguagem figurada - que não presta serviço algum à sociedade - além de machucar mulheres que cuidam diariamente de filhos que não nasceram de suas barrigas", diz a descrição da petição.

madrasta-michaelis
madrasta-michaelis
Foto: Michaelis Online/Reprodução / Bebe.com

Pelo fim do estereótipo

Vale lembrar que "padrasto" não vem acompanhado de sentido figurado algum. Certamente, é por influência da ficção que esses sentidos conotativos foram estabelecidos, seja pelos contos de fadas que traziam a madrasta maléfica, como Cinderela, dos Irmãos Grimm, seja pelos desenhos da Disney que deram ainda outra dimensão à segunda esposa do pai. Mas não há dúvidas de que, em 2022, já passou da hora de abolir esses conceitos.

Como resposta às manifestações, o Google comunicou o seguinte:

"Não temos controle editorial sobre as definições fornecidas por estes parceiros, mas reconhecemos a preocupação de nossos usuários e vamos transmiti-la aos responsáveis pelo conteúdo. Essa definição será revisada pelo time da Oxford Languages para garantir que todas as informações estejam adequadas."

Já a Editora Melhoramentos, responsável pelo dicionário Michaelis, informou que está " consultando uma equipe de lexicógrafas para uma revisão sensível no verbete".

https://www.instagram.com/p/CdL81W3OaAm/?utm_source=ig_embed&ig_rid=39595d66-e14a-4897-95e1-63c6fa248695

Mari Carmadelli é mãe de duas crianças, madrasta de outras duas, e ducadora parental, especialista em Inteligência Emocional e também escritora. Nas redes sociais, compartilha a vivência que tem e reúne em grupos de WhatsApp outras mulheres que estão passando pela mesma experiência para que troquem dicas e angústias.

Bebe.com
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade