Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Homens optam por vasectomia após mudança no direito ao aborto nos EUA

Muitos deles compartilharam as etapas da operação no TikTok - e o assunto viralizou na plataforma de vídeos

23 ago 2022 - 18h36
(atualizado às 19h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Desde a revogação do direito ao aborto a nível federal nos Estados Unidos, em 24 de junho deste ano, uma sequência de vídeos intrigantes tem surgido nas redes sociais. A decisão, tomada pela Suprema Corte, concedeu a cada Estado a escolha pela proibição ou não do procedimento, que era garantido pela lei desde 1973. Diante disso, homens de todo o país têm decidido passar por uma esterilização voluntária, a vasectomia - e compartilhar todas as etapas da operação nas redes sociais.

Foto: schlosann/Getty Images / Bebe.com

Acompanhadas por hashtags como #próescolha, #direitodasmulheres e #planejamentofamiliar, as publicações, majoritariamente no TikTok, exibem cada etapa da cirurgia, desde a preparação, a sala cirúrgica até o pós-operatório. Em alguns casos, os vídeos são filmados pela própria parceira do paciente.

"Quando ele faz uma vasectomia por você, pois vocês moram em um 'estado vermelho'", postou a usuária Karah Matanic enquanto registrava o seu parceiro após o procedimento.

https://www.tiktok.com/@karahmatanic/video/7115521889090424106?is_copy_url=1&is_from_webapp=v1

Outro internauta que aderiu ao movimento foi o comediante Mike Pridgen, de 28 anos. "Fiz a minha vasectomia, pois eu não sei quando a decisão de banir o direito ao aborto chegará a Nova Jersey. Eles não estão tirando o meu poder de escolha, mas sim o das mulheres. A minha vasectomia protege a minha parceira", relatou em um dos vídeos em seu perfil no TikTok.

https://www.tiktok.com/@mikepridgen/video/7080995767028174123?is_from_webapp=v1&item_id=7080995767028174123

O designer de moda Gabriel Conover também viralizou ao relatar tudo o que sentiu durante a cirurgia. " O procedimento durou cerca de 20 minutos. Eu não senti nada, só uma certa movimentação lá embaixo. Depois, já pude me levantar, colocar a minha roupa e ir embora. Minha esposa me trouxe para casa, eu fiz algumas compressas de gelo, tomei analgésicos e estava tudo bem", contou em um vídeo.

https://www.tiktok.com/@gabrielconover/video/7117367864633363754?is_copy_url=1&is_from_webapp=v1&lang=en

Aumento da procura pela cirurgia

Mas a discussão sobre a cirurgia não cresceu só nas redes... Em uma apuração exclusiva, o site de notícias americano-canadense Vice News constatou que, desde a revogação do direito ao aborto a nível federal, houve um aumento na procura pela vasectomia em todo o país.

No mesmo dia da decisão, em 24 de junho, uma clínica especializada no procedimento - e que foi entrevistada pelo portal - relatou que o seu site recebeu mais de 1.300 visitantes, enquanto o comum era uma média de 400 usuários por dia.

"Normalmente, ficamos com a agenda lotada para duas a quatro semanas. Agora, estamos agendados para os próximos três meses. Temos visto um aumento dramático em consultas e contatos através do nosso site e telefone", comentou Charles Monteith, diretor do centro médico localizado na Carolina do Norte.

Homens optam por vasectomia após mudança no direito ao aborto nos EUA
Homens optam por vasectomia após mudança no direito ao aborto nos EUA
Foto: Carol Yepes/Getty Images / Bebe.com

Vasectomia no Brasil

A vasectomia é um procedimento muito mais simples quando comparado à esterilização feminina, a laqueadura. Segundo o Ministério da Saúde, a cirurgia masculina impede a circulação dos espermatozoides ao retirar uma pequena parte dos canais que fazem o transporte dos gametas.

Como alguns dos usuários que viralizaram nas redes sociais contam, o procedimento dura até 20 minutos e pode ser feito no consultório médico, sem necessidade de internação. A cirurgia tornará o paciente estéril, mas não interfere de forma alguma na produção de hormônios e em seu desempenho sexual.

Nos Estados Unidos, o procedimento é regulamentado por cada Estado. Já no caso do Brasil, a vasectomia só é disponível para maiores de 25 anos ou àqueles que têm, pelo menos, dois filhos vivos - com autorização de ambos os cônjuges. É possível ainda haver exceções caso o paciente, a parceira ou o bebê corram risco de vida.

No entanto, é importante acrescentar que esta realidade pode estar prestes a se transformar, já que o Projeto de Lei que garante a possibilidade de esterilização voluntária a partir de 21 anos e sem a necessidade do consentimento do parceiro espera apenas a sanção presidencial. Confira aqui.

Bebe.com
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade