PUBLICIDADE

Cores do catarro: O que elas revelam sobre a saúde dos pequenos?

Descubra o que a cor do catarro de seu filho diz sobre sua saúde. Do branco ao preto, cada tonalidade pode indicar condições diversas.

7 jan 2024 - 22h03
Compartilhar
Exibir comentários

Qual a cor do catarro do seu filho? A resposta pode indicar a saúde da criança" Com a chegada da estação mais fria, não é incomum ver crianças com o nariz escorrendo. Porém, o que poucos sabem é que a cor do catarro pode indicar diferentes condições de saúde. Wendy Nozela, pneumologista pediátrica na Rede de Hospitais São Camilo, em São Paulo, esclarece essa questão e indica o que fazer em cada situação.

Cores do catarro: O que elas revelam sobre a saúde dos pequenos?
Cores do catarro: O que elas revelam sobre a saúde dos pequenos?
Foto: Halfpoint Images/Getty Images / Bebe.com

Cores do catarro e o que elas indicam

A secreção nasal, comumente conhecida como catarro, pode apresentar diversas colorações e cada uma delas pode indicar uma causa base diferente. As cores variam entre verde, amarelo, branco, cinza, vermelho, rosa, marrom e preto. A pneumologista esclarece que a cor branca ou cinza são as mais comuns e as menos preocupantes, geralmente indicam uma inflamação nas vias respiratórias superiores, comum em casos de alergia, gripe ou resfriado. Já a coloração verde ou amarela ocorre como uma defesa do organismo contra doenças como gripe, sinusite, resfriado. "Essa cor do catarro aparece devido aos neutrófilos, que são células de defesa, e será comum nas infecções das vias aéreas altas.", explica Wendy.

Quando procurar ajuda médica

Em casos de catarro vermelho ou rosa e marrom ou preto, a especialista recomenda uma avaliação médica. "O catarro rosa está intrinsecamente ligado ao coração. Ele pode indicar a presença de líquido no pulmão e é sinal de que o coração não está funcionando totalmente como deveria", alerta Wendy. Ela também ressalta a importância de procurar ajuda médica caso o catarro esteja vermelho, pois pode ser um sinal de que há sangue presente no muco, indicando doenças graves como pneumonia, tuberculose ou até tumores.

O que fazer em cada caso?

Nos casos de secreção com características de inflamação ou infecção, a especialista recomenda a lavagem nasal com soro fisiológico e ingestão de bastante água. Caso os sintomas persistam por mais de 7 dias ou venham acompanhados de sinais como febre e cansaço, é altamente recomendado consultar o pediatra. Para as cores mais graves de catarro, como o vermelho e o preto, a orientação é sempre procurar o pediatra. "No caso do vermelho, se houver sangramento ativo, o ideal é que seja avaliado por um otorrino em caráter de emergência", conclui a pneumologista.

Bebe.com
Compartilhar
Publicidade
Publicidade