PUBLICIDADE

Vestibular: como escolher o curso perfeito para você?

30 mai 2024 - 16h12
Compartilhar
Exibir comentários

Escolher o curso universitário perfeito pode parecer uma baita de uma decisão, né? Mas, calma, você não está sozinha nisso. Por isso, a todateen veio aqui fazer o papel de irmã mais velha para te ajudar a escolher o seu curso dos sonhos antes de começar a época de vestibular.

Vestibular: como escolher o curso perfeito para você?
Vestibular: como escolher o curso perfeito para você?
Foto: Shutterstock / todateen

Confira algumas dicas para te dar um guia nessa super decisão:

Reflita sobre seus interesses e pontos fortes

O primeiro passo é pensar nas coisas que você gosta de fazer. O que te anima? Quais são seus hobbies favoritos? Listar essas paixões pode acabar de guiando para uma área que você gosta. Talvez você esteja sempre mexendo no computador - a ciência da computação pode ser a sua praia. Ou se você adora ajudar seus amigos a resolver problemas, a psicologia pode ser uma ótima opção.

Faça pesquisas!

Depois de ter uma ideia do que você gosta de fazer, analise os diferentes cursos e as carreiras que eles podem levar. Essa é a hora de entrar em sites de faculdade para você entender os assuntos que você estudaria e quais habilidades você desenvolveria em cada curso.

Fale com seus professores

Converse com o psicólogo da sua escola ou seus professores - eles têm muita experiência em ajudar alunos com essa dúvida pré-vestibular. Não hesite em entrar em contato com profissionais nas áreas que você tem curiosidade. As pessoas adoram falar sobre seu trabalho e podem acabar te dando uma perspectiva do mundo real sobre como são os diferentes empregos dentro da área na qual você se interessou.

Pode pensar no futuro, mas não se prenda a isso!

É claro que não vamos falar para você só se preocupar com agora. Porém, aqui fica uma dica de irmã mais velha: seu curso não definir toda a sua carreira. Várias pessoas acabam seguindo outros caminhos profissionais, que são diferentes do curso que fizeram no fim da adolescência. Ou seja, esteja aberto para explorar diferentes assuntos e vá se adaptando conforme novos interesses forem surgindo.

Visite faculdades e feiras de profissão

Se puder, visite algumas das faculdades nas quais você está interessado. Várias delas possuem dias abertos para visitação para quem for fazer sua prova de vestibular. Assim, você consegue entender um pouquinho daquele mundo universitário (e perceber se faz a sua vibe ou não).

Veja a grade curricular dos cursos

Tem algumas ideias de cursos que você poderia gostar, mas ainda não decidiu em um só? Abra o site das principais faculdades e veja a grade curricular de cada um. Assim, você consegue ver se você estudará assuntos que te interessam (ou não).

Faça um teste vocacional

Existem muitas ferramentas e avaliações on-line que podem ajudá-lo a identificar cursos que correspondam aos seus interesses e pontos fortes. Sites como MyMajors, BigFuture do College Board e testes de personalidade como o Myers-Briggs podem oferecer informações úteis.

Confie na sua intuição

Por fim, não deixe de confiar nos seus instintos. Claro, ouça opiniões e conselhos de professores, parentes e amigos. Porém, no fim das contas, lembre-se de que esse é o seu futuro e só você pode realmente decidir o que você quer.

Você consegue!

todateen
Compartilhar
Publicidade
Publicidade