Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Férias sem telas: atividades para aproximar os pais e desenvolver as crianças

Especialista em desenvolvimento infantil dá dicas para deixar os pequenos longe das telas durante o período de descanso

15 dez 2025 - 17h06
Compartilhar
Exibir comentários

Um desafio comum dos pais na criação dos pequenos nos dias atuais é afastá-los das tão famosas telas. Todos os dias novos vídeos, jogos, filmes e entretenimento estão disponíveis para que as crianças passem horas e horas em frente a um celular ou tablet, mas nem sempre esse é um caminho saudável para o desenvolvimento infantil.

Especialista em desenvolvimento infantil dá dicas aos pais para deixar as crianças longe das telas durante o período das férias escolares
Especialista em desenvolvimento infantil dá dicas aos pais para deixar as crianças longe das telas durante o período das férias escolares
Foto: depositphotos.com / ArturVerkhovetskiy / Bons Fluidos

Segundo o neurocirurgião e especialista em desenvolvimento infantil, André Ceballos, o período de férias é uma oportunidade valiosa para fortalecer vínculos, estimular a criatividade e ensinar novas habilidades. "As crianças precisam de movimento, curiosidade e interação real. Quando oferecemos experiências ricas, lúdicas e afetivas, elas naturalmente se afastam das telas", explica.

Pensando nisso, o especialista reuniu brincadeiras simples, acessíveis e cheias de benefícios para ajudar as famílias a viverem um recesso mais saudável e conectados entre si. Primeiramente, as atividades são ideais para diferentes idades e podem ser feitas tanto em casa quanto ao ar livre, sem necessidade de grandes recursos, apenas disposição para brincar.

Dicas para os pais afastarem as crianças das telas

Brincadeiras na cozinha

A cozinha é um campo de criatividade para os pequenos. Cozinhar ensina a criança sobre matemática de forma prática e divertida. Ao medir ingredientes, contar itens e seguir receitas, ela aprende conceitos como números, medidas e sequências, de forma lúdica e aplicada. "Essa atividade pode ajudar a desenvolver a leitura, já que a criança pode precisar ler instruções ou embalagens. Cozinhar em família também fortalece os laços afetivos, ensina habilidades de colaboração e proporciona uma experiência divertida de aprendizado em conjunto", sugere.

Contato com as plantas

Atividades ao ar livre são sempre bem vindas! Elas podem ser extremamente benéficas, abrangendo desde parques, praças ou até mesmo o pequeno quintal de casa. Experimente plantar uma árvore, cuidar das flores e regar as plantas. Essa é uma experiência rica e completa. Mesmo para crianças que vivem em apartamentos, é possível criar mini-hortas ou cultivar pequenos vasos de plantas, transformando o cuidado diário em uma atividade educativa e prazerosa ao longo das férias.

Pais, desenterre objetos das crianças

Segundo Ceballos, essa brincadeira pode parecer antiga mas faz sucesso entre as crianças e funciona como uma caça ao tesouro, é também uma atividade que estimula todos os sentidos. Ela desperta a curiosidade ao desafiar os pequenos a encontrar pistas escondidas e a resolver enigmas para alcançar o prêmio final. "Essa brincadeira é excelente para promover o trabalho em equipe, se tudo começar com um mapa, melhor ainda. A criança aprende a colaborar e ajudar a encontrar a solução. Além disso, desenvolve o raciocínio lógico e a interpretação, já que as pistas geralmente exigem que a criança pense e compreenda informações para avançar", explica.

Explore a criatividade no papel

Por fim, o clássico desenhar e pintar juntos. É atemporal e faz sucesso em todas as idades. Quando a criança desenha ou pinta, ela está trabalhando a destreza e a precisão dos movimentos das mãos e dos dedos. Isso melhora a coordenação motora fina e a coordenação mão-olho, essencial para o desenvolvimento de habilidades como escrever. Ao se expressar através das cores e formas, a criança desenvolve a criatividade, o que é fundamental para o pensamento crítico e resolução de problemas. É uma atividade divertida que também pode ser usada para ensinar conceitos como formas, cores e até histórias.

Por fim, mais do que preencher o tempo livre, as férias podem se transformar em momentos marcantes de conexão e descobertas. Ao substituir as telas por experiências reais, os pais ajudam a construir memórias afetivas e oferecem às crianças oportunidades essenciais para desenvolver autonomia, imaginação e vínculos mais sólidos.

*Texto de Alice Veloso, da Publika.aí Comunicação

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade