Dê banho no horário mais quente do dia durante o inverno
A hora do banho é o melhor momento do dia para a maioria das mães e de seus bebês. Nela, a mulher tem a possibilidade de interagir e participar do desenvolvimento do seu filho. Se não for dado da maneira adequada, porém, pode deixar de ser um hábito divertido.
Tanto no inverno quanto no verão, o bebê pode correr alguns riscos na hora de tomar banho. Por isso, escolha sempre a hora mais quente do dia para fazê-lo, para que o pequeno não sofra com choques térmicos. Para que isso não ocorra, faça-o, também, em ambientes fechados e sem correntes de ar. “Se, após um banho quente, ele ficar exposto a uma variação de temperatura, pode ter um desconforto pelo choque térmico, que é acompanhado de uma reação vasomotora do sistema circulatório dele”, afirma o presidente do Departamento de Pediatria Ambulatorial da Sociedade de Pediatria de São Paulo, Tadeu Fernando Fernandes.
Enquanto o bebê não começar a engatinhar e ter contato com outras superfícies, é recomendado dar apenas um banho por dia, para não tirar a proteção natural da pele dele. Como são mais sensíveis e não podem sofrer com variações de temperatura, não se indica dar banhos muito quentes no inverno ou muito frios no verão. Para saber a temperatura certa da água, o especialista recomenda que o melhor termômetro ainda é o dorso da mão da mãe. "Se agradável, pronto! Para as mais inseguras, existem termômetros de banheira”, diz.
Hora do banho
O local mais adequado para higienizar bebês menores de seis meses é a banheira infantil. Recém-nascidos ainda precisam de um suporte para não escorregar e se afogar. Quando começarem a ficar mais agitados ou firmes, o médico recomenda que a banheira seja colocada no chão, ou que ele tome banho no chuveiro com algum responsável.
Lembre-se que a hora do banho deve ser um momento relaxante e de interação entre mãe e filho, mas, nem por isso, requer menos cuidados. “Indico sempre um banho morninho, relaxante, antes do sono da noite. Estudos mostram que melhora a qualidade do sono dos pequenos”, reforça o especialista.