Carne faz falta? Pesquisa compara ganho de músculos em dieta vegana e alimentação onívora
O estudo dividiu 40 pessoas em dois grupos; dessa forma, homens e mulheres, de 25 a 40 anos, seguiram uma dieta igual de sete dias para padronizar o estado nutricional
Atualmente, a maioria das pessoas que treina quer ser forte. E quando trata-se deste assunto, há um pensamento de que os veganos ficariam para trás. Mas segundo um estudo realizado pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, esta crença já está ultrapassada, pois a descoberta afirma que os benefícios da dieta vegana não ficam para trás dos da onívora quando o tema é ganho de músculos. Entenda:
É possível construir músculos seguindo uma dieta vegana?
Primeiramente, a pesquisa dividiu 40 pessoas em dois grupos. Dessa forma, homens e mulheres, de 25 a 40 anos, seguiram uma dieta igual de sete dias - para padronizar o estado nutricional - e depois, um passou a ter uma alimentação vegana e o outro, onívora. Ademais, ambos fortaleceram os músculos em laboratório e passaram por uma monitoração.
E diferente do que se pensava antes, não houve diferença entre eles. Isso porque, como mesmo disse a médica nutróloga, Marcella Garcez, à Agência Einstein, "uma dieta exclusivamente vegetal bem planejada pode ser tão eficaz quanto uma que conta com alimentos de origem animal para ganho de massa muscular".
Como conseguir fortalecimento muscular com a alimentação?
O segredo vai além da proteína, já que está também nos outros elementos do seu prato. Por exemplo, o consumo de carboidratos também se faz importante, pois assim, você terá energia para os treinos e poupará os gastos de proteína. Além disso, as gorduras saudáveis, vitaminas e minerais também devem estar presentes, porque estes "são vitais para a produção de hormônios anabólicos e eficiência das reações metabólicas que sustentam o crescimento", afirmou a nutricionista Serena del Favero ao mesmo veículo.