PUBLICIDADE

Ação do Twitter para prevenção do suicídio oferece apoio

Busca por palavras relacionadas ao tema resulta na indicação de um serviço que oferece ajuda; também é possível notificar a plataforma sobre alguém em situação de risco de suicídio ou automutilação

10 set 2019 - 11h48
(atualizado às 15h20)
Compartilhar
Exibir comentários
Busca por 'suicídio' ou palavras relacionadas ao tema resulta na indicação de serviço de apoio.
Busca por 'suicídio' ou palavras relacionadas ao tema resulta na indicação de serviço de apoio.
Foto: Reprodução do Twitter / Estadão Conteúdo

Alguns estudos associam o uso frequente de redes sociais com impactos negativos na saúde mental, principalmente no desenvolvimento de depressão e ansiedade. Outras análises, porém, mostram que interações positivas, apoio e conexão social nessas plataformas estão associados a baixos níveis de depressão e ansiedade.

É fato que as redes sociais têm presença significativa em nosso dia a dia e pode ser nelas que as pessoas vão buscar informações quando estão passando por um momento difícil. Pensando nisso, o Twitter lançou em 2018 o serviço de notificação #ExisteAjuda para dar apoio a quem procura por "suicídio" ou palavras relacionadas em seu site.

A busca por termos desse tipo no Brasil resulta na indicação do serviço do Centro de Valorização da Vida (CVV), organização que oferece atendimento voluntário e gratuito 24 horas por dia para quem está com pensamentos suicidas ou enfrenta outros problemas.

Disponível em 11 países, como Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Japão, Brasil e Espanha, o serviço estreia na Suécia, Itália, Bélgica e França neste ano. Cada país apresenta uma notificação incentivando a procura por apoio em seu local.

Também para incentivar conversas sobre o tema e dar mais visibilidade ao assunto, o Twitter se uniu globalmente à Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio para lançar um emoji especial com o símbolo oficial da campanha Setemrbo Amarelo. A imagem poderá ser visualizada em tuítes publicados com as hashtags #DiaMundialDaPrevençãoDoSuicídio, #PrevençãoDoSuicídio, #SetembroAmarelo e #WSPD2019.

Outra possibilidade oferecida pela rede social é dar um alerta sobre alguém que possivelmente esteja em situação de risco de suicídio ou automutilação. Para notificar o caso, é preciso preencher este formulário. As denúncias são avaliadas por uma equipe de profissionais que informa o usuário sobre o relato recebido, fornece os recursos disponíveis e incentiva a procura de apoio.

Veja mais:

Startup “gamifica” o aprendizado de alunos de medicina:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade