Como se preparar para o enem: especialista dá dicas que podem fazer a diferença no resultado
Cuidar da saúde física e da mental é essencial para ter calma na hora de realizar o vestibular
É comum sentir ansiedade e estresse com o vestibular chegando, mesmo que a pessoa se sinta preparada. Para a psiquiatra Danielle H. Admoni, além de estudar as matérias que cairão na prova, é preciso ter atenção ao preparo do corpo e da mente para chegar bem no dia do teste.
"O vestibular é uma avaliação que exige muitos anos de estudos e, consequentemente, gera muita pressão, já que o resultado tende a ter impacto direto na vida da pessoa. Sendo assim, para aguentar a rotina de estudo, ter uma boa concentração e uma boa memória, é muito importante ter a saúde física e a mental no lugar".
Leia mais: 5 maneiras de vencer o medo de falar em público
Quais os sinais de que o estudante está sobrecarregado?
Alguns sinais incluem falta de apetite, noites mal dormidas, compras desenfreadas e medo extremo de não passar no vestibular. Em casos mais intensos, podem haver alterações de comportamento que afetam a rotina e a vida social.
"Claro que vestibular é muito importante, mas algumas pessoas acabam levando isso de uma maneira tão a ferro e fogo que chega na hora e não conseguem se dar bem na prova de tanto estresse, tanto nervoso. Quando a gente vê que isso começa a exceder e começa a trazer prejuízo, é sinal de que está na hora de pensar em procurar um profissional de saúde mental", frisa Danielle H. Admoni.
Como lidar com o estresse e a ansiedade de forma saudável?
...
Veja também
Estresse: quais os sintomas físicos e emocionais?
Pessoas ingratas costumam usar essas seis frases. Eles são um reflexo da sua infelicidade
O homem mais feliz do mundo diz que se livrar dessas 3 coisas faz qualquer um ser feliz
O que significa quando alguém fica mexendo no cabelo enquanto fala