0

Como reduzir a ansiedade: 10 dicas para viver o dia a dia com mais calma

Psicóloga ensina a se desconectar e ter mais tranquilidade para realizar as tarefas!

6 jan 2021
20h38
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Como reduzir a ansiedade: 10 dicas para viver o dia a dia com mais calma
Como reduzir a ansiedade: 10 dicas para viver o dia a dia com mais calma
Foto: Shutterstock / Alto Astral

O começo do ano pode ser uma época mais desafiadora… Contas a pagar, planos para os próximos meses, volta às aulas e outras obrigações acabam trazendo um certo estresse. Por isso, para te ajudar a iniciar 2021 com tudo e reduzir a ansiedade, separamos algumas dicas da psicóloga Valéria Soares Santana, do grupo Prontobaby, que fazem toda a diferença na maneira de encarar o dia a dia. É importante lembrar que são apenas complementares - não dispensando cuidados médicos e psicológicos em casos de transtornos. Confira!

10 dicas valiosas para reduzir a ansiedade em 2021

Um tempo sem celular

Para a especialista, o uso desenfreado de WhatsApp, Facebook, Instagram, Twitter e outras redes sociais é um ponto de atenção: "Já parou para pensar no quanto o uso das redes prejudica a sua rotina?". Ao acordar, a primeira coisa que geralmente fazemos é jurar para nós mesmas que iremos apenas dar uma olhadinha nas mensagens do celular.

Mas, geralmente, você acaba respondendo todas as mensagens pendentes, certo? Isso demanda tempo e diminui o espaço que teria para se concentrar em outras questões especiais e importantes da vida. Às vezes, é preciso se desconectar.

Foque no autocuidado

Concentre-se em como irá levantar da cama quando acordar… Sentar, espreguiçar-se e cuidar da higiene pessoal, antes de qualquer coisa, pode ajudar a reduzir a ansiedade. Aos poucos, você vai perceber como os seus dias ficarão melhores e mais tranquilos a partir dessa atitude simples.

Alimente-se bem

Comece o dia repondo as suas energias. Você passou horas dormindo e seu corpo precisa se reabastecer para que funcione adequadamente. Alguns alimentos são mais indicados para controlar e reduzir a ansiedade, como legumes e verduras, por exemplo.

Aqueles com triptofano na composição (um aminoácido precursor da serotonina), como banana, grão-de-bico e chocolate amargo, também ajudam a aumentar a sensação de bem-estar.

Priorize o que é importante

Muita gente opta por começar o dia respondendo os recados corriqueiros. E, assim, acaba desperdiçando energia. Concentre-se nas mensagens e tarefas mais relevantes. Isso vale para qualquer parte da sua vida, seja profissional ou pessoal.

Crie alarmes

Mantenha alarmes para tarefas muito importantes, como pesquisas escolares, trabalhos em grupo, datas das provas e tarefas do trabalho. Programe-os para um dia antes no calendário ou agenda. Assim, você terá tempo hábil para os últimos preparativos com menos ansiedade.

Aprenda a dizer não

Se você colocar mais tarefas no seu dia do que poderá cumprir, isso pode desencadear ansiedade, pois você mesma sabe que à noite ainda terá muitas coisas a serem realizadas. Não assuma compromissos que não poderá encaixar no seu tempo. Agende-os para quando for possível.

Hora da leitura

Desligue seu celular quando estiver estudando ou lendo. Se for o caso, deixe-o em um lugar de difícil acesso. Mantenha em sua mesa apenas aquilo que irá usar. Cadernos, livros, água… E não se esqueça de ir ao banheiro antes de iniciar seus estudos, além de fazer pequenas pausas para esticar as pernas. Pronto! Assim, nada vai te dispersar facilmente.

Vida fora das redes

Usar as redes sociais é muito bom, mas ter uma vida fora delas é ainda melhor. Uma das maneiras mais eficazes de reduzir a ansiedade é organizar sua rotina de forma com que haja espaço para a prática de um esporte ou exercício físico, além de alguma atividade de lazer que você goste.

Estipule horários

Se quiser, avise amigos próximos e sua família a que horas você inicia a leitura das suas mensagens e a que horas encerra. Assim, eles saberão que determinado recado só será lido no dia seguinte. Caso seja urgente, combine de telefonar. E deixe claro que a ligação só deverá ser realizada se for realmente importante.

Hora de dormir

Organize-se antes do início do seu sono. Se tiver que sair no dia seguinte, já separe a roupa e as coisas que irá precisar. Isso evita a correria e o estresse. Além disso, não se esqueça de se desconectar de todos os aparelhos eletrônicos pelo menos uma hora antes de dormir. Assim, seu corpo terá mais facilidade para adormecer de forma saudável!

Colaboração: Valéria Soares Santana, psicóloga do grupo Prontobaby | Edição: Mariana Oliveira e Renata Rocha

Veja também:

Alto Astral
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade