Como notar os sinais de Burnout? Entenda a condição de Renato em Vale Tudo
Entenda o que é burnout e quais são os sinais de que você precisa prestar mais atenção na saúde mental
Acordar sem energia, sem vontade de se levantar, tomar banho ou até escolher uma roupa. Sentir que o trabalho perdeu o significado, ou que nada mais parece importar. Esses são alguns dos sinais de uma condição cada vez mais comum: o burnout, síndrome provocada pelo estresse crônico no ambiente profissional.
Na novela Vale Tudo, o personagem Renato (interpretado por João Vicente de Castro) desmaia e é internado após uma crise de burnout. Na história, a combinação do estresse, crise pessoal e excesso de trabalho o leva ao colapso. Essa realidade, infelizmente, espelha a vida de muitas pessoas atualmente.
O que é burnout?
O burnout é uma síndrome ocupacional, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ele surge quando o estresse no ambiente de trabalho se torna constante, excessivo e não é devidamente gerenciado. Diferente da depressão, está diretamente ligado à atividade profissional, sendo um reflexo do desequilíbrio entre demandas, responsabilidades, pressões e os próprios limites.
E esse não é um problema raro. Segundo a ISMA-BR (International Stress Management Association), o burnout atinge 32% dos trabalhadores brasileiros. O número acende um alerta urgente sobre a saúde mental no trabalho.
Quando ocorre e quais são os sintomas?
O burnout costuma atingir profissionais que trabalham demais e não respeitam seus próprios limites, além de viverem em ambientes com excesso de cobrança. Pessoas com perfil perfeccionista, senso elevado de responsabilidade e dificuldade em dizer "não" também estão mais vulneráveis.
Observam-se alguns sinais e sintomas quando uma pessoa está com burnout. Dentre eles, destacam-se: os emocionais (irritabilidade; ansiedade; desânimo; desmotivação; sensação de fracasso; isolamento social; distanciamento afetivo; dificuldade de concentração e tomadas de decisão) e físicos (dores de cabeça, musculares e gastrointestinais; palpitações, tremores, sudorese; cansaço constante; insônia; alterações no apetite; queda na imunidade). Se você se identifica com esses sintomas ou conhece alguém que se encaixa na descrição, procure um profissional da saúde para orientação.
Como prevenir?
É importante ressaltar que burnout não é um mito, nem falta de competência. É um sinal de que algo está profundamente desequilibrado entre os limites pessoais e profissionais. A prevenção do burnout começa no autocuidado e na construção de limites mais saudáveis no dia a dia. Algumas práticas podem ser úteis, como:
- Técnicas de respiração e mindfulness;
- Pausas durante o expediente;
- Atividades de lazer e contato com pessoas queridas;
- Alimentação equilibrada, sono de qualidade e atividade física;
- Buscar apoio psicológico sempre que necessário.