Como fazer banho de sal grosso para uma limpeza espiritual profunda? Confira!
Entenda para que serve o banho de sal grosso, quando fazer, como preparar corretamente e quais cuidados são essenciais para uma limpeza energética equilibrada
Muito além da cozinha, o sal grosso atravessa culturas como símbolo de purificação, proteção e renovação. Usado em rituais de limpeza energética, ele é conhecido por ajudar a dissipar cargas negativas acumuladas ao longo da rotina - aquelas sensações de peso, cansaço sem motivo ou desânimo persistente. Mas, para que seus efeitos sejam positivos, é essencial saber quando, como e por que utilizá-lo.
Segundo a consultora esotérica do Astrocentro, Yara Vieira, o sal grosso age de forma intensa no campo energético. "Além de eliminar as energias negativas, ele também elimina as energias positivas. Então, para aproveitar as propriedades desse banho é preciso finalizar com outro banho", alerta. Ou seja: o ritual pede cuidado, intenção e complemento.
Por que fazemos banhos de limpeza energética?
Todos os dias, atravessamos ambientes diversos, convivemos com pessoas diferentes e lidamos com emoções intensas - nossas e dos outros. De acordo com Yara, esse contato constante pode gerar acúmulos energéticos que se manifestam como fadiga emocional, irritabilidade ou até dores no corpo. O banho de sal grosso entra como um recurso pontual para "resetar" o campo energético.
Para potencializar o efeito e devolver vitalidade após o descarrego, a recomendação é sempre associar o sal a um segundo banho com ervas. "As ervas mais eficientes para este objetivo são: romã, eucalipto, alecrim, camomila, manjericão e alfazema. As melhores combinações se dão pelo romã, eucalipto e alecrim ou camomila, manjericão e alfazema", explica.
Quando recorrer ao banho de sal grosso?
Esse ritual pode ser útil em momentos específicos, como:
- Após períodos de estresse intenso ou sobrecarga emocional;
- Antes de iniciar um novo ciclo (ano novo, mudanças importantes, recomeços);
- Quando há sensação persistente de cansaço ou peso energético.
Vale ressaltar que o sal grosso tem a propriedade de absorver toda e qualquer energia negativa acumulada. Por isso, não é uma prática para uso diário. Menos é mais quando se fala em limpeza energética.
Como preparar corretamente o banho de sal grosso
- Ferva cerca de 2 litros de água;
- Em um recipiente, dissolva 7 colheres de sopa de sal grosso;
- Tome seu banho de higiene normalmente;
- Com a mistura já morna, despeje do pescoço para baixo, mentalizando a liberação do que não serve mais;
- Evite a cabeça e mantenha o foco em pensamentos positivos.
Cuidados importantes antes, durante e depois
O banho de sal grosso não é uma solução mágica, mas pode ser um aliado poderoso quando usado com intenção, respeito e consciência. Como todo ritual de autocuidado, funciona melhor quando escuta o seu tempo, o seu corpo e o seu momento emocional.
- Evite fazer o banho em momentos de raiva intensa;
- Prefira a noite, quando o corpo e a mente estão mais receptivos;
- Faça o ritual em silêncio, sem interrupções;
- Após o banho, procure descansar, manter pensamentos positivos e evitar ambientes muito carregados.