2 eventos ao vivo

Energia Solar em Casa: Economia para Você e para o Planeta

4 set 2019
09h59
  • separator
  • 0
  • comentários

Há pouco tempo, ter energia solar em nossas residências parecia uma realidade muito distante. Você até ouvia falar de algum conhecido ou empresa que usava esse sistema, mas a falta de informação e alguns mitos sobre o assunto fazia com que as pessoas logo perdessem o interesse em ter energia gerada pelo sol em suas casas.

Hoje em dia, essa situação mudou. A geração de energia, que já foi limitada por desconhecimento, pelo custo ou até mesmo pela dificuldade em encontrar quem instalasse o sistema, ganha cada vez mais espaço. A fonte ocupa a posição de 7ª maior geradora de energia no país e a previsão da ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica, é que 800 mil residências estejam produzindo através de painéis solares dentro de cinco anos.

2. A energia solar ajuda a preservar os recursos naturais
2. A energia solar ajuda a preservar os recursos naturais
Foto: Viva Decora

O aumento na busca pela energia solar fez crescer a oferta de produtos, gerando interesse por parte dos instaladores e popularizando essa opção de geração de energia. Ao mesmo tempo, ter um produto acessível ajudou a desmistificar a ideia de que o sistema é caro. Já existem no mercado uma série de opções para todo tipo de projeto, com um grande crescimento no uso não só em residências, mas também em pequenos e médios negócios.

Um jeito sustentável de gerar a própria energia

Os formatos tradicionais de geração de energia são pouco ou nada ecológicos. Usinas termelétricas, hidrelétricas e nucleares podem liberar resíduos, modificar o ambiente ou serem perigosas em casos de acidentes. Assim, em um mundo cada vez mais preocupado com a sustentabilidade, a energia solar aparece como uma ótima opção para poupar os recursos naturais, já que sua produção é silenciosa e não gera nenhum topo de rejeito.

Além da ajudar a preservar os recursos naturais, a economia no bolso também é um grande atrativo para começar a usar a energia solar. Em média, após a instalação do sistema, uma casa passa a economizar até 95% do valor da conta de luz já no primeiro mês de funcionamento do gerador. E mais: é possível financiar todo o custo dos produtos e da instalação. Assim, o gasto que você tinha com a fatura de energia passa a custear o pagamento das parcelas do financiamento do projeto, em uma troca inteligente, sustentável e econômica.

2. A energia solar pode trazer inúmeros benefícios, incluindo os financeiros
2. A energia solar pode trazer inúmeros benefícios, incluindo os financeiros
Foto: Viva Decora

Transformando energia solar em energia elétrica

Quando pensamos em energia solar, logo vem à cabeça a imagem daqueles painéis no telhado das casas. Esses são os painéis fotovoltaicos, responsáveis por captar e converter a luz do sol em energia. Geralmente ficam no teto mesmo, mas existem casos onde são instalados no solo ou até mesmo de forma flutuante. Tudo vai depender do local para melhor captação da radiação solar e da estética da residência, o que deve ser escolhido junto do seu técnico instalador.

Depois que a luz solar é captada pelos painéis, é conduzida para um inversor que transforma a energia para o formato utilizado em nossas casas. A partir daí, ela já está pronta para ser utilizada em nossas geladeiras, televisores, chuveiros, aparelhos de ar-condicionado ou qualquer equipamento ligado à rede elétrica normal, sem nenhum prejuízo.

Aliás, você pode até lucrar com a energia solar. Se a geração for maior que o consumo da sua casa, o excedente será repassado para a rede distribuidora. Dessa forma, você recebe créditos de energia que podem ser utilizados em até 60 meses ou divididos com outra unidade consumidora, como sua casa de praia ou sítio, por exemplo, desde que esteja registrada no mesmo CPF.

Vantagens da energia solar

Ainda está em dúvida se vale a pena instalar um kit de energia solar? Então, confira algumas vantagens:

O retorno do investidor é imediato

Já no primeiro mês de funcionamento, a conta de luz reduz em até 95%. Também é possível financiar o custo do projeto, utilizando o valor que você economiza para pagar o financiamento.

Você tem energia mesmo em dias nublados

Apesar de uma redução na produção, a geração de energia elétrica é mantida. Além disso, a energia produzida nas horas do dia com mais sol fica acumulada para uso em outros momentos.

Funciona bem tanto para residências quanto empresas

A energia solar é ótima para projetos de todos os tamanhos, principalmente em residências e pequenos e médios negócios.

Valoriza o imóvel na hora de alugar ou vender

Imóvel com geração de energia solar têm valor de mercado até 30% maior. Além disso, os painéis fotovoltaicos tem 25 anos de garantia de performance de até 80%.

Fique livre das variações de preço da energia na conta

Ao gerar sua própria energia, você não precisa se preocupar com as mudanças de preço das tarifas.

Acompanhe a produção de energia pelo celular

Alguns equipamentos permitem monitorar quanta energia o sistema está gerando, por app ou navegador de internet. Também dá para conferir informações mês a mês, sabendo quando a produção foi maior.

Fonte: Viva Decora
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade