Veja dicas de decoração de Rosenbaum
Confira dicas do designer Marcelo Rosenbaum para decorar com economia. As sugestões passeiam por reaproveitamento de móveis, criações com objetos que se tem em casa, como bandejas, e uso diferente para o tradicional, como fazer uma composição de desenhos recortados no papel de parede. Aproveite:
» Marcelo Rosenbaum aposta na decoração democrática
Inspire-se nas cores da moda: A moda pode ditar, sim, as cores das tintas para casa. O designer usou azul e roxo num projeto, o que há algum tempo pareceria estranho. Mas, como essa combinação já esteve na moda, fica mais fácil visualizar e, sem se dar conta, as pessoas aceitam melhor porque já viram em algum lugar. Portanto, sua dica é inspirar-se no que está ao seu redor, como cores da natureza, tendências de moda, e escolher o que pode ficar bem dentro da sua casa.
Reaproveite móveis antigos: Pode ser seu, da sua tia, dos pais, dos avós ou comprado num brechó, bem baratinho, com visual rococó, cheio de florzinhas ou com um ar mais pesado e antigo. Rosenbaum sugere pintar o móvel de uma cor que não tenha em sua casa, assim ele vai ganhar ares de um objeto de decoração. Antes é preciso lixá-lo, passar um produto para tirar o verniz ou outra cobertura e pintá-lo com uma cor que contraste com a decoração. Se não quiser um tom forte, tudo bem, o próprio estilo do móvel vai dar uma cara nova à decoração.
Use azulejos antigos: Cemitério de azulejos, fora de linha ou museu dos azulejos. Não importa o nome, esses lugares são enormes e abarrotados de azulejos. Muita gente procura para repor peças, mas o designer vê outra função: uma visita pode ser uma aula sobre o que já foi moda de revestimentos - a fase das estampas de flores, a época dos desenhos geométricos ou a tendências dos grafismos étnicos. Uma dica é revestir uma parede ou um muro baixo com patchwork - montagem de azulejos diferentes e bem coloridos formando um painel.
Crie desenhos com papel de parede: Uma grande dúvida é como decorar as paredes quando não se tem quadros. Rosenbaum diz que é possível usar papel de parede recortado. Primeiro, veja onde pode usar essa técnica. A parede atrás do sofá, por exemplo, é um ponto importante na sala, porque sempre chama mais atenção. A dica é recortar os desenhos ou fazer uma composição de vários desenhos no papel e aplicar diretamente na parede. Primeiramente, escolha o motivo do papel - como o papel de parede voltou forte na decoração, há muitas opções de cores e estampas. Depois, é a vez do desenho. Se estiver sem idéia, o designer sugere copiar o desenho de um azulejo, especialmente daqueles da década de 1970. Não é difícil achar: na casa de um parente ou no cemitério de azulejos. Escolhido o desenho, marque a área que vai usar na parede, recorte o papel e aplique. Atenção: é importante usar cola específica para isso.
Aposte na samambaia: "Eu sempre adorei essa planta. Já usei de várias formas: cobri paredes inteiras, espalhei pelo jardim, forrei o teto. Sempre trazendo de volta a lembrança da casa da minha avó, que tinha vários tipos: renda-portuguesa, de metro. Outro dia me perguntaram se essa planta é ou não cafona. Primeiro, para mim, definir que isso ou aquilo é cafona é discutível. A minha resposta foi que acabei de entregar o projeto do novo restaurante do Alex Atala, um dos chefs mais reconhecidos do mundo, onde fiz um o teto da varanda recoberto de samambaias. Acho que está respondido."
Bandeja usada na parede: Rosenbaum conta que, outro dia, viu num site bandejas comuns de metal penduradas na parede como painel. E adorou. Eram duas bandejas retangulares penduradas por uma das alças numa parede de cor bem forte. Numa das bandejas foram fixados com ímãs várias fotos e um bilhete; na outra, receitas e uma lista de compras. Além de preencher o espaço, ficou muito funcional: a parede fica decorada, funciona como mural, libera espaço nos armários da cozinha e, quando precisar das peças para servir, elas estão lá, é só pegar. Outra sugestão é deslocar as bandejas da cozinha ou copa para outros ambientes, como o quarto dos filhos para eles colocarem as fotos dos amigos.