Panela velha não faz comida boa
O trecho "Panela velha é que faz comida boa", da música
Panela Velha, conhecida na voz de Sérgio Reis, não se aplica na prática. Nada melhor do que uma panela novinha para fazer diferença na cozinha, tanto na parte funcional como em estética. "Quando há muito desgaste na panela, e caso ela não seja de boa qualidade, os materiais de sua composição podem entrar em contato com os alimentos", explica a nutricionista Lara Natacci, de São Paulo.
» Veja alguns tipos de panelas
» Chat: tecle sobre o assunto
Mas com tantos tipos no mercado, a cabeça do consumidor pode entrar em ebulição. Antes de escolher, portanto, é importante pesquisar sobre material, indicação de uso, cuidados na hora de cozinhar e manutenção. Basicamente, as panelas mais usadas são as feitas de aço inox, as de alumínio e as revestidas com material antiaderente. Confira as características de cada uma para não levar gato or lebre.
Aço inox
Por serem feitas de material sofisticado e design moderno, as panelas de aço inox são os modelos preferidos dos chefs. Na prática, elas alcançam altas temperaturas, o que reduz o tempo de cozimento e, consequentemente, gera economia de gás. Além disso, garantem um cozimento melhor dos alimentos porque propiciam melhor distribuição de calor durante o preparo e de forma mais homogênea. O responsável por essas características é o fundo triplo (aço inox + alumínio + aço inox), presente na maioria dos produtos.
*Características
- As panelas de aço inox são recomendadas para uso diário e indicadas para preparar qualquer tipo de alimento, das receitas mais simples às mais delicadas.
- Não soltam resíduos nos alimentos. Por isso, sobras de alimentos podem ser guardadas de um dia para o outro na própria panela, sem que haja contaminação.
- Podem ser utilizadas em qualquer tipo de fogão: indução, gás, elétrico e vitrocerâmico.
- Podem ser levadas à máquina de lavar.
*Modo de usar
- No cozimento, use sempre fogo baixo para evitar que o alimento grude no fundo da panela.
- É preciso sempre colocar um pouco de óleo para o alimento não grudar.
- Quando for utilizada no fogão a gás, não deixe a chama ultrapassar a base da panela para evitar manchas.
- Lembre-se de que o aço inox distribui o calor rapidamente e mantém a panela aquecida por mais tempo, portanto, mesmo com o fogo desligado, o alimento continua em cozimento.
- Não aqueça o alimento colocando uma panela sobre a outra. Esse procedimento é perigoso, porque cria vácuo e impossibilita a sua retirada.
*Lavagem
Use detergente neutro e esponja macia para evitar riscos. São indicados também produtos específicos para a limpeza de inox (em pó ou líquido - para panelas), que removem manchas e dão brilho às peças.
Alumínio
Simples e básica, as panelas de alumínio são boas opções para o dia-a-dia, porém sua limpeza não é tão prática quanto uma panela com revestimento antiaderente.
*Características
- Distribui o calor de forma homogênea.
- O alumínio polido é muito apreciado nas regiões Norte/Nordeste, onde a cultura é a de sempre ter uma panela brilhando na cozinha.
- Pode ser usada para qualquer tipo de alimento.
*Modo de usar
- Use sempre fogo baixo para evitar que a chama ultrapasse a base da panela para evitar manchas.
- Use um pouco de óleo para que o alimento não grude no fundo.
*Lavagem
- Lave com detergente neutro e esponja macia.
- Evite esponjas de aço no lado interno da panela.
- Não esfregue demais o lado interno da panela, para não desgastar. Isso evita possíveis resíduos de material nos alimentos.
- Se o alimento estiver muito grudado no fundo, coloque água com detergente e leve ao fogo para aquecer. Isso facilita a remoção.
Antiaderente
Prático, esse tipo de panela é ideal para se usar no dia-a-dia, além de ser muito fácil de limpar, já que os alimentos não grudam. Mas o antiaderente deve ser de boa qualidade para não soltar da panela e a camada de alumínio ficar aparente.
*Características
- Indicada para preparar qualquer alimento.
- Destaque para o preparo dos alimentos sem a necessidade de usar óleo, já que não grudam na panela - uma forma mais saudável cozinhar.
- Para fritar um ovo, por exemplo, basta colocar uma gota de óleo e completar com água. O resultado é um tipo de "ovo grelhado".
- O revestimento antiaderente deve ser de boa qualidade, caso contrário pode soltar da panela.
*Modo de usar
- Cozinhe sempre em fogo baixo.
- Use utensílios de madeira, plástico ou silicone para mexer os alimentos.
- Evite cortar os alimentos diretamente na panela para evitar riscos no antiaderente.
*Lavagem
- As panelas antiaderentes requerem cuidados especiais que prolongam a vida do revestimento. A limpeza deve sempre ser feita com detergente e esponja macia para não danificar o revestimento.
- Sempre deixe a panela esfriar antes de lavá-la.
- As peças podem ser levadas à máquina lava-louças.
Outros tipos
As panelas de ferro fundido também garantem uma ótima distribuição de calor durante o preparo dos alimentos, assim como as de aço inox. As mais desejadas por profissionais e gourmands são as da marca francesa Le Creuset, que recebem uma camada de esmalte de cores vibrantes, um charme a mais para a decoração da cozinha.
Já os modelos de ferro têm seus seguidores, mas é preciso tomar cuidado com sua manutenção. Elas não podem ser guardadas úmidas e devem receber uma camada de óleo para garantir que não enferrujarão enquanto não forem utilizadas.
Por fim, o armazenamento de todas as panelas, independentemente do material, deve seguir a seguinte recomendação: não empilhe as peças para evitar riscos, exceto aquelas que possuem sistema de empilhamento, que possibilita o encaixe de maneira adequada.
Consultoria - Panex, Tramontina e nutricionista Lara Natacci, de São Paulo.