PUBLICIDADE

Mofo: dicas caseiras para tirar cheiro e manchas das roupas

Aquela roupa há muito tempo guardada recebeu visitas de mofo por aí? Então descubra agora a como se livrar do cheiro e das manchas

10 jun 2022 14h03
ver comentários
Publicidade
Livre-se do cheiro e das manchas de mofo sem muito esforço
Livre-se do cheiro e das manchas de mofo sem muito esforço
Foto: Shutterstock / Alto Astral

O inverno está chegando e chegou o momento de tirar aqueles casacos mais pesados do armário, não é mesmo? Pois é! O grande problema é que quando as peças de roupa estão guardadas há muito tempo, é comum que elas fiquem com um odor muito forte. E isso acontece principalmente por conta do mofo, que são fungos que se proliferam em ambientes úmidos, com pouca luminosidade e quentes. 

Mas nada de pânico por aqui, viu? Caso você se depare com essa situação, fique tranquila pois existem técnicas para revitalizar essas peças, e o melhor: serve tanto para peças coloridas quanto para brancas. Continue a leitura e confira:

Sim, é possível se livrar do cheiro e das manchas de mofo. Confira as dicas a seguir
Sim, é possível se livrar do cheiro e das manchas de mofo. Confira as dicas a seguir
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Utilize vinagre:

Separe um balde limpo e o preencha com dois litros d'água. Depois, adicione uma xícara e meia de vinagre branco e misture. Coloque a roupa no balde e deixe de molho por 30 minutos. Ao finalizar este processo, lave normalmente e a sua peça está livre de mofo!

Água e açúcar:

Outro método para remoção do cheiro de mofo de roupa guardada é com a ajuda do açúcar. Separe 300 ml de água sanitária, 300 ml de açúcar e 300 ml de água fria. Misture estes ingredientes em um balde e coloque a roupa de molho por cerca de trinta minutos. Feito isso, você pode enxaguar a peça e seguir com a lavagem normal.

Até com leite fervido!

Esta dica pode até parecer estranha, mas funciona na certa! O leite fervido ajuda na limpeza de manchas de mofo, principalmente se em peças mais delicadas. Após esquentar o leite, aplique sobre a mancha e deixe agir até ela ficar mais clara. Em seguida, coloque para lavar na máquina e, quando o processo terminar, deixe a roupa secar normalmente.

Truques para retirar mofo de roupa branca:

Agora se o mofo apareceu em roupas brancas, os cuidados são um pouco diferentes, afinal de contas, pode manchar. Descubra como se livrar desse cheiro indesejado:

A presença de mofo em roupas brancas exige cuidados diferenciados para não manchar
A presença de mofo em roupas brancas exige cuidados diferenciados para não manchar
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Use vodka

Estenda a roupa sobre uma superfície limpa, adicione um pouco da bebida em cima da mancha e assim que secar, coloque a roupa para lavar normalmente. A vodka também pode ser usada para ajudar a remover mofo em roupas secas. Para fazer isso, é só borrifar o líquido sobre o tecido e deixar agir por algum tempo.

Misture bicarbonato com água

Indicado para manchas difíceis de remover, seja pelo tempo que o mofo está na peça ou pelo tipo de tecido, o bicarbonato de sódio é o principal aliado na remoção de substâncias impregnadas nas roupas. Para isso, adicione uma colher de bicarbonato para um litro de água quente e deixe a peça descansando nessa mistura.

Em seguida, coloque a roupa com as outras para lavar na máquina. Além dos seus produtos de costume, você também pode adicionar uma xícara de bicarbonato direto na máquina de lavar.

Essa conduta não vai danificar as suas roupas e nem a máquina. Pode ficar tranquila!

A luz do sol também elimina manchas

Dica mais simples que essa não tem! O sol é um grande aliado na remoção das manchas porque os fungos responsáveis pelo mofo não se adaptam à luz. Após lavar as roupas, deixe-as secando sob o sol para prevenir que o mofo volte a se manifestar.

Por fim, vale lembrar que dependendo do estado de impregnação do mofo nas roupas, pode ser necessário realizar duas ou mais etapas dos processos, tudo bem?

Alto Astral
Publicidade
Publicidade