PUBLICIDADE

Luminárias de Teto: +82 Modelos, Dicas de Como Escolher e DIY Fácil

26 jan 2022 15h53
ver comentários
Publicidade

As luminárias de teto podem te ajudar a manter o ambiente muito mais bonito e bem aconchegante, além de dar um toque especial à decoração, porém, para conseguir esse resultado é importante se atentar a alguns detalhes. Afinal, a iluminação da casa é parte fundamental na sensação de bem-estar daqueles que desfrutam do seu espaço.

O primeiro ponto para ter sucesso na iluminação é ter bem definido como será o layout do ambiente, pois, dessa forma você saberá o que deve ou não deve ser valorizado com as luminárias de teto, até mesmo se for um teto de gesso.

Tão importante quanto o caminho a seguir na iluminação é definir quais tipos de lâmpadas utilizar. Por exemplo, não é aconselhável utilizar luminárias de teto alógenas sobre sofás e cadeiras, pois, quem sentar lá vai ficar com muito calor. Para iluminar seu closet, por exemplo, prefira utilizar luminárias de LED brancas para a cor da luz não alterar a cor de suas roupas. E para o escritório, vale a mesma dica.

1. Luminárias de teto grande para destacar a área de jantar. Fonte: Pinterest

Compre produtos desta foto:

  • Mesa de Jantar Retangular de Madeira Jani - Off White - L 180 x A 78 x P 89,5 cm
  • Pendente New Industrial Preto - Bivolt - D 25 x A 21 cm
  • Cadeira de Madeira Cross - Natural - L 55 x A 89 x P 49 cm
  • Plantas Secas com Vaso Layla - Laranja - L 45 x A 60 x P 30 cm

 Confira seis dicas para utilizar luminárias de teto

1. Utilize luminárias de teto de embutir

Caso o seu ambiente possua forro ou sanca de gesso, utilizar luminárias de teto de embutir é uma boa ideia, principalmente se você busca uma decoração mais clean para o ambiente. O forro de gesso também pode ajudar bastante a iluminar pontos específicos do ambiente, além de podermos também utilizá-lo para conseguir uma iluminação indireta.

No amplo quarto de casal abaixo, você pode ver que as luminárias de teto de embutir foram instaladas nas laterais da cama, seguindo o rango do gesso. As luminárias de teto de embutir além de ajudar na composição do ambiente juntamente com o painel de madeira, tornaram-se destaque no cômodo.

2. Os rangos no gesso são ótimos para receber uma iluminação com luminárias de teto. Fonte: Follow The Colours

Compre produtos desta foto:

  • Cabeceira Painel em Linho Matelassê - Off White - King Size
  • Cômoda de Madeira Cavaletto - Branca - L 90 x A 89 x P 45 cm
  • Tapete Turco Premiere Mardin - L 200 x C 250 cm
  • Recamier em Madeira Maciça Dmitriy - Branco - L 71 x A 44 x P 51 cm

2. Invista em luminárias de teto mais rebuscadas

O fato de utilizar o forro de gesso não te limita às luminárias de embutir. Isso porque, podemos utilizar as luminárias de teto nos modelos de pendentes mais rebuscadas para contratar com a atmosfera clean do forro ou mesmo do mobiliário. O resultado final pode ficar bastante interessante, mas claro, se você preferir manter o estilo mais clean e moderninho na decoração do ambiente, também é possível utilizar as luminárias de teto com design mais minimalista juntamente com o forro de gesso.

No exemplo a seguir a luminária de teto diferenciada contrasta com a atmosfera sóbria e clean da sala de jantar decorada, deixando o espaço mais interessante.

3. O lustre é uma das luminárias de teto preferidas para a sala de jantar

Compre produtos desta foto:

  • Pendente de Led 36W Lais - Preto - L 100 x A 25 x P 25 cm
  • Aparador Máli - Preto e Marrom - L 135 x A 78 x P 45 cm
  • Mesa de Jantar Retangular de Madeira Nouveau - Branca - L 183 x A 78 x P 100 cm
  • Cadeira Jacobsen - Preta - Largura: 55 cm x Altura: 50 cm x Profundidade: 63 cm

3. As luminárias de teto de cristal se destacam no ambiente

Assim como um ambiente mais clean pode receber luminárias de teto mais rebuscadas, o caminho inverso também é válido ao utilizarmos luminárias de teto de cristal contrastando com um ambiente bastante moderno e levando mais sofisticação para a decoração.

4. Invista em luminárias de teto de cristal para sala de jantar. Fonte: Ideia Brasil

Compre produtos desta foto:

  • Tapete Turco Konya Lucca - Cinza - L 100 x C 150 cm
  • Pendente Moon Layla Preto - Bivolt - L 10 x A 24 x P 10 cm
  • Cadeira Dakota - Bege - L 44,7 x A 86,4 x P 53,8 cm
  • Planta Permanente Orquídea - L 12 x A 76 cm

4. Use trilhos de iluminação no seu ambiente

Caso o seu ambiente não possua forro, podemos adotar um visual bastante atual e moderno aplicando trilhos de iluminação em seu ambiente, criando assim uma decoração com estilo industrial. Dessa forma não ficamos limitados aos pontos existentes e ao mesmo tempo conseguimos um resultado de iluminação bem legal fazendo dos trilhos parte da decoração.

5. As luminárias de teto nos trilhos deixam esse apartamento ainda mais moderno

Compre produtos desta foto:

  • Jogo de Estantes Aurora - Natural - L 140 x A 142 x P 31 cm
  • Tapete Turco Premiere Cave - L 150 x C 200 cm
  • Poltrona com Pufe em Couro Ecológico Charles Eames - Branca - L 80 x A 82 x P 80 cm
  • Poltrona em Couro Francês - Marrom - L 65 x A 75 x P 75 cm

5. Adote eletrocalhas aparentes no seu ambiente

Se você quer ousar ainda mais na decoração com luminárias de teto é interessante adotar as próprias eletrocalhas aparentes para dar ao ambiente uma atmosfera ainda mais industrial. Esse tipo de projeto com luminárias de teto utilizando as eletrocalhas aparentes é muito utilizado por quem busca um estilo bem moderno e urbano de decoração.

6. Luminárias de teto com um estilo industrial

6. Utilize plafons direcionáveis e leve a iluminação para onde deseja

Outra ideia é utilizarmos os plafons. Apesar desses modelos de luminárias de teto serem uma opção mais tradicional, podemos conseguir um bom efeito com essas luminárias de teto se o objetivo é não chamar muita atenção para o teto.

Os plafons brancos conferem discrição e um ótimo resultado de iluminação. Uma opção é sempre poder utilizar plafons direcionáveis para conseguirmos levar a iluminação para onde queremos que seja valorizado.

7. Neste ambiente temos várias luminárias de teto como pendentes, spots e plafons

Luminárias de teto para cozinha

A cozinha precisa ser um ambiente funcional, mas também deve ter uma decoração bonita e bem agradável, afina de contas, esse é um dos ambientes mais utilizados da casa. Para escolher a luminária de teto para cozinha é preciso primeiro saber qual o estilo de decoração você está buscando e também como esse ambiente é utilizado.

Na cozinha americana as luminárias de teto no estilo pendente é uma das mais utilizadas, elas são garantia de muito charme e estilo na decoração e o mais legal é que elas podem ser encontradas em diversos modelos e cores, o que é perfeito para compor diversos estilos de decoração de cozinha.

Na foto abaixo, por exemplo, você pode ver que foi escolhido um modelo de luminária com um design arrojado que se harmoniza muito bem com a cozinha preta com cooktop instalado na bancadaa.

8. Decoração clean e moderna para cozinha preta com luminárias de teto sobre o balcão. Foto: Archilovers

Luminárias de teto para quarto

As luminárias de teto para quarto precisam ser escolhidas conforme a personalidade de quem mais utiliza esse espaço, afinal, o quarto é um dos ambientes mais íntimos da casa e é para lá que vamos quando precisamos descansar, por isso, ele precisa ser bem agradável.

As luminárias de teto para quarto, além de úteis, também tem função decorativa conforme seu design. O modelo pendente, por exemplo, muitas vezes é utilizado sobre o criado mudo ou mesmo sobre uma bancada para estudos, já os demais modelos como plafons são comumente mais utilizadas no centro do quarto.

9. Decoração minimalista para quarto com luminárias de teto estilo pendente sobre os criados-mudo. Foto: Tina Minter Interior

Luminárias de teto para banheiro

Muitas vezes a gente nem lembra, mas é sim importante investir em um projeto de iluminação para o banheiro, pois esse ambiente é utilizado para fazer diversas tarefas e assim como o quarto, o banheiro também funciona como um espaço de relaxamento.

A primeira coisa que você precisa analisar antes de decidir a iluminação do banheiro é como ela vai ficar no geral. Evite colocar as luminárias de teto para banheiro sobre o vaso sanitário, porque assim ele não se torna o grande destaque no ambiente e também não fica desconfortável quando estiver sendo utilizado. Os modelos pendentes de luminárias de teto para banheiro ficam super charmoso quando utilizados sobre a bancada com espelho, assim como você pode ver na foto abaixo.

10. Decoração moderna com parede de cimento queimado e luminárias de teto para banheiro com bancada de madeira. Foto: Pinterest

Luminárias de teto para sala

A sala de estar com certeza é um dos ambientes mais utilizados da casa, principalmente por quem adora receber visitas de amigos ou mesmo passar horas relaxando em frente a televisão. É possível investir em luminárias de teto para sala para compor diversos estilos decorativos, as luminárias embutidas, por exemplo, são super modernas e perfeitas para uma sala de estar mais clean.

Já as luminárias de teto para sala de estar no estilo pendente são mais usadas por quem quer realmente dar grandes destaques à esse item, porém, elas funcionam melhor em salas com o pé direto alto, e se instaladas sobre uma mesa lateral acompanhada de uma poltrona criando um espaço de descanso e leitura.

11. A parede de tijolinho à vista junto com as luminárias de teto para sala de estar estilo pendente se tornaram o grande destaque do ambiente. Foto: Mauricio Gebara Arquitetura

Como fazer luminária de teto em casa

Agora que você já sabe como e onde utilizar luminárias de teto no ambiente, chegou o momento de colocar a mão na massa e confeccionar sua própria luminária. E para isso, que tal aproveitar aquela garrafa de vidro que seria descartada na lata do lixo? Pois é, chegou a hora de dar uma utilidade digna a ela. Confira abaixo um passo a passo especial sobre como fazer luminárias de teto com garrafa de vidro.

Como fazer luminária de teto com garrafa de vidro: lista de materiais

  • Garrafa vazia (de sua preferência)
  • Fio (na medida em que desejar)
  • Soquete com rabicho
  • Lâmpada
  • Canopla
  • Alicate 
  • Fita isolante 
  • Escada

Como fazer luminária de teto com garrafa de vidro: passo a passo

  1. Para tirar o rótulo da garrafa de vidro, deixe o recipiente de molho por algumas horas numa solução de água e detergente;
  2. Depois corte o fundo e o bico da garrafa de vidro e não se esqueça de usar luvas e óculos de proteção. Caso você não saiba cortar a garrafa de vidro, acesse nosso post e descubra como cortar garrafa de vidro;
  3. Com o auxílio de uma escada e com a garrafa cortada (fundo e bico), descasque as pontas do fio com o alicate e passe por dentro da garrafa;
  4. Seguidamente, descasque o rabicho que está conectado no soquete e una ao fio principal, enrolando com os dedos, depois isole com a fita isolante.
  5. Depois conecte a canopla na outra extremidade do fio principal, coloque a lâmpada e ligue na saída de luz.
12. Luminárias de teto feita com garrafa de vidro. Fonte: Homify

Veja mais esse vídeo com mais dicas de luminárias de teto

Confira nossa galeria com luminárias de teto para se inspirar

12. As luminárias de teto podem ser usadas em vários ambientes da casa
13. Decoração moderna com luminárias de teto para quarto
14. As luminárias de teto para quarotm
15. Decoração de cozinha com luminárias de teto preta
16. Também é possível encontrar as luminárias de teto plafon em outras cores, como os pretos nessa foto
17. Luminárias de teto para quarto de bebê
18. Cozinha decorada com luminárias de teto delicadas e minimalistas
19. Decoração de sala integrada com cozinha com luminárias de teto diferentes
20. Decoração com luminárias de teto para escritório
21. Área descontraída com luminárias de teto estilo pendente laranja
22. Decoração de sala de jantar com luminárias de teto grande
23. Corredor com luminárias de teto do tipo plafons
24. Inspiração com luminária de teto roxa para quarto
25. Sala de estar com luminárias de teto do tipo plafon
26. Linda e moderna luminária de teto par quarto
27. Invista em luminárias de teto sobre o balcão da cozinha americana
28. Quarto de casal com luminária de teto plafon
29. Cozinha com luminárias de teto pendente preto
30. Sala decorada com luminárias de teto tipo lustre
31. Modelos diferentes de pendentes para cozinha
32. Design moderno com luminárias de teto para quarto
33. Decoração rústica com luminárias de teto
34. Sala integrada com luminárias de teto
35. As luminárias de teto estilo pendentes para banheiro são perfeitas para serem instaladas sobre a bancada – Foto: LA Interiores
36. As luminárias de teto também combinam com decorações mais clássicas – Foto: Home Design Ideas
37. Cozinha planejada moderna decorada com armários brancos e luminárias de teto sobre a ilha – Foto: ViberHome
38. Decoração clean para sala de jantar com luminárias de teto e grande tapete azul – Foto: Pinterest
39. Decoração com luminárias de teto para cozinha com mesa de madeira de demolição – Foto: Design De Maison
40. As luminárias de teto estilo pendentes muitas vezes se tornam o grande destaque da decoração no ambiente – Foto: Pinterest
41. Luminárias de teto de spots são perfeitas para incrementar a decoração de ambientes modernos e com estilo industrial – Foto: Pinterest
42. Decoração minimalista para sala de jantar com mesa redonda e luminárias de teto diferente – Foto: Pinterest
43. Na decoração de quarto as luminárias de teto estilo pendentes ficam lindas e super charmosas quando utilizadas nas laterais da cama sobre o criado-mudo – Foto: Haus Best
44. Mescle modelos diferentes de luminárias de teto para trazer ainda mais charme e modernidade para a decoração – Foto: Pinterest
45. Decoração moderna para quarto preto e branco com luminárias de teto – Foto: Jasonyost
46. O banheiro também pode receber modelos diferentes de luminárias de teto para uma decoração moderna – Foto: Lovingit
47. Utilize luminárias de teto sobre a bancada branca – Foto: Pinterest
48. A sala de estar merece uma decoração especial, por isso, escolha luminárias de teto que se harmonizem e tragam mais beleza à decoração – Foto: Pinterest
49. Decoração para cozinha planejada com ilha e luminárias de teto amarelas – Foto: Pinterest
50. Decoração para lavabo pequeno com bancada de madeira e luminárias de teto – Foto: Pinterest
51. Utilize luminárias de teto com design moderno para decoração de quarto – Foto: Aaron Guides
52. Decoração para quarto de casal com papel de parede e luminária de teto – Foto: Pinterest
53. Para uma decoração clean invista em luminárias de teto rose gold – Foto: The Holk
54. Decore a sala de jantar com luminárias de teto grande – Foto: CheerCrank
55. Utilize luminárias de teto pendente robustas para a decoração da sala de jantar – Foto: Maison et Demeure
56. Decoração simples para sala com estilo minimalista com manta para sofá e luminária de teto – Foto: Pinterest
57. O design minimalista das luminárias de teto para quarto ganharam bastante destaque na decoração – Foto: Tile Design Gallery
58. As luminárias de teto roubam a atenção na sala de jantar – Foto: Pinterest
59. Luminária de teto pendente com design arrojando para decoração rústica de sala de estar com parede de tijolinho, sofá de couro e mesa de centro de madeira de demolição – Foto: Mauricio Gebara Arquitetura
60. Luminária de teto diferente para decoração de quarto – Foto: Nagoia Construtora
61. Decoração clean para quarto com luminária de teto com design minimalista – Foto: Aaron Guides
62. Decoração de sala de jantar com luminária de teto – Foto: Cokhiin
63. Luminária de teto pendente para decoração de sala de jantar pequena – Foto: Architecture Art Designs
64. Luminárias de teto com design arrojado para decoração de sala de estar ampla integrada com cozinha e sala de jantar – Foto: Wisozk
65. Invista em luminárias de teto pequena para decoração de quarto com parede e teto preto – Foto: Rebeca Lissa
66. As luminárias de teto em formato de nuvem trazem alegre para o quarto de bebê – Foto: Homerly
67. Decoração minimalista para quarto de casal com luminária de teto – Foto: The Holk
68. Sala de estar decorada com lareira, sofá branco e luminária de teto pendente – Foto: HomeBunch
69. Decoração simples com luminária de teto para sala de jantar planejada – Foto: Cokhiin
70. As sancas e spots embutidos são perfeitos para uma iluminação equilibrada
71. Luminária no teto de lustre deu um charme para essa sala de jantar
72. Cozinha com cadeiras de ferro preto e luminárias de teto em pendente – Projeto por Jackeline Tomaz
73. Para varanda cadeiras e mesas de madeira com luminárias de teto preta – Projeto por Mariela Uzan
74. Para sala de jantar mesa de madeira e luminárias de teto – Fonte: Flávia Campos Arquitetura
75. As luminárias de teto japonesa transformam a decoração da casa – Fonte: Revista Viva Decora
76. Parede de ladrilho com espelho de moldura amarela e luminárias de teto – Projeto por Lídici Melo
77. As luminárias de teto de cobre trazem sofisticação para o ambiente – Fonte: Cosentino
78. As luminárias de teto para escritório trazem charme para a entrada – Projeto por Lucio Nocito
79. Sala de jantar com parede espelhada e luminárias no teto metálicas – Projeto por Carla Felippi
80. Teto de cimento queimado e luminárias de teto metálicas – Fonte: Revista Viva Decora
81. Varanda gourmet com bancada de vidro e luminárias de teto robustas – Fonte: Bender Arquitetura
82. Cozinha decorada com luminárias no teto de metal. Fonte: Pinterest

Por hoje é isso. Espero que tenha conseguido auxiliá-los nos primeiros passos da escolha da sua iluminação de teto.

Ivan Cassola é sócio diretor da C+H Arquitetura, escritório de arquitetura e decoração focado no segmento residencial.

Fonte: Viva Decora
Publicidade
Publicidade