PUBLICIDADE

Imóveis Pequenos: Conselhos para Decorar Sem Ocupar Muito Espaço

15 set 2021 16h20
ver comentários
Publicidade

Talvez você esteja morando pela primeira vez em um apartamento. Ou talvez você tenha apenas reduzido o tamanho do seu lar para um pequeno bangalô depois que seus filhos se mudaram. 

Talvez você more em um loft no centro da cidade ou em uma pequena cabana na praia. Não importa o motivo, um pequeno espaço é o que, hoje, você chama de lar. E, como tal, você precisa de muitas ideias de decoração para pequenos espaços.

De fato, todo tipo de imóvel compacto oferece desafios de design. Seja na seleção de móveis em uma escala apropriada para o espaço. Seja na maximização das soluções de armazenamento. Ou seja, ainda na colocação estratégica de um espelho para adicionar profundidade e luz. 

Há, realmente, uma extensa gama de ideias de design práticas e facilmente alcançáveis que o ajudarão a criar a kitnet dos seus sonhos em seu pequeno espaço.

1. Decoração clássica para quarto pequeno – Foto: Pixabay
1. Decoração clássica para quarto pequeno – Foto: Pixabay
Foto: Viva Decora

1. Selecione Móveis para Caber no Espaço Existente

Determine a escala e a configuração

Quando você está trabalhando com uma casa compacta, móveis grandes geralmente não são uma opção. Seja realista quanto ao espaço. 

Por exemplo, se uma poltrona reclinável superdimensionada não couber, escolha um par de cadeiras menores. Muitas pessoas também se prendem a configurações comuns de móveis. 

Por exemplo, ninguém diz que você precisa de um sofá grande na sua sala de estar. Um sofá de dois lugares emparelhado com um banco e uma poltrona pode funcionar mais naturalmente em seu espaço.

2. Sala de TV pequena decorada com sofá 2 lugares reclinável – Foto: Santo Sofá
2. Sala de TV pequena decorada com sofá 2 lugares reclinável – Foto: Santo Sofá
Foto: Viva Decora

Pense em multifuncional

A escolha de peças multifuncionais também costuma aproveitar ao máximo o espaço em apartamentos à venda pequenos. Por exemplo, um banco com armazenamento no quarto proporcionará assentos enquanto acomoda travesseiros e cobertores. 

Uma mesa de centro ou aparador é uma excelente adição à sala de estar, mas apenas quando faz sentido para o espaço. 

Sua pequena sala de estar pode ser mais adequada para duas pequenas mesas que abrem o espaço e podem ser movidas conforme necessário para acomodar funções diferentes.

Considere móveis flutuantes e assentos baixos

Móveis flutuantes e assentos baixos podem fazer toda a diferença quando se trata de manter o espaço aberto e fluindo. Projete um arranjo de mobília flutuante no centro da sua cozinha em vez de empurrar as peças contra as paredes. 

Instale prateleiras e outros componentes embutidos no chão para criar a ilusão de espaço. Se você escolher assentos baixos para a mesa de jantar, selecione peças que não distraiam da afirmação focal na sala. 

Na sala de estar, um exemplo seria colocar um par de bancos baixos em frente à lareira para manter a lareira como o foco da sala de estar.

3. Escolha assentos baixos para a decoração de imóveis pequenos – Foto: Studio Bra
3. Escolha assentos baixos para a decoração de imóveis pequenos – Foto: Studio Bra
Foto: Viva Decora

2. Considere o armazenamento oculto

O armazenamento oculto é uma ótima maneira de guardar itens em apartamentos à venda sem criar um espaço desordenado. Móveis com arrumação oculta, como um pufe com arrumação embutida, são uma ótima opção. 

Você também pode considerar peças de decoração que têm uma função dupla de armazenamento, como cestas ou potes coloridos. Você tem dificuldade em encontrar peças de armazenamento ocultas que não ocupam muito espaço? 

Pense em dedicar uma única parede ao armazenamento embutido. Para agilizar ainda mais o armazenamento, mantenha seus itens embutidos escondidos atrás de portas ou cortinas.

3. Crie um Ponto Focal

Um ponto focal é ideal para atrair pessoas para um espaço, ao mesmo tempo que o torna mais edificante e até sofisticado. 

Pense em concentrar sua sala de estar, por exemplo, em torno de uma lareira, sofá, mesa de centro, obras de arte ou espelho. Depois de definir seu ponto focal, projete o resto do cômodo em torno de sua peça principal para reunir todo o visual.

4. Quadros para decoração de sala pequena com sofá cinza – Foto: Maira Schaffer
4. Quadros para decoração de sala pequena com sofá cinza – Foto: Maira Schaffer
Foto: Viva Decora

4. Adicione luz e profundidade

Imóveis pequenos com detalhes planos e cantos escuros parecem sombrios, mesmo quando possuem móveis e tapeçarias exclusivos.  Maximize a luz natural dos cômodos e não tenha medo de adicionar fontes de luz artificial também. 

Você trará ainda mais luz e profundidade para sua casa compacta com papel de parede, espelhos e plantas estrategicamente colocados. Os espelhos puramente decorativos têm ainda um impacto visual e atraem luz extra para o espaço.

5. Não tenha medo da cor

Muitas pessoas evitam as cores em imóveis pequenos, acreditando que isso vai sobrecarregar o espaço. Embora não haja nada de errado em projetar uma pequena cozinha com tons neutros, a cor pode fazer o espaço parecer maior. 

Selecione um esquema de cores com no máximo três tons para criar uma estética unificada. Se você quiser usar cores adicionais, incorpore-as como acentos. 

Normalmente, os tons mais claros fazem um espaço parecer maior, mas o uso cuidadoso de tons mais escuros aumenta o estilo e o drama de qualquer tipo de cômodo.

Ao pintar um cômodo da sua kitnet, selecione um acabamento acetinado ou semibrilho para refletir a luz. Se você quiser amarrar o esquema de cores sem pintar ou comprar móveis novos, considere um tapete de área. 

Coloque um tapete sobre o carpete para deixar o ambiente mais aconchegante ou esconda o piso escuro com um tapete de cores vivas para iluminar um espaço escuro.

5. Decoração clean para casa pequena branca com parede azul pastel – Foto: CIAA
5. Decoração clean para casa pequena branca com parede azul pastel – Foto: CIAA
Foto: Viva Decora

6. Aproveite as vantagens do espaço vertical

Quando você pendurar cortinas, coloque as hastes da cortina logo abaixo do teto. Em seguida, escolha cortinas que se estendam até o chão para fazer o teto parecer mais alto. 

Se você estiver selecionando arte ou outras tapeçarias de parede, considere projetar uma parede de galeria ou escolher algumas peças grandes que preencham todo o espaço. 

Você tem um canto estranho que atualmente tem pouco ou nenhum propósito em algum cômodo da sua casa? Pense em construir prateleiras para adicionar armazenamento simultaneamente e chamar a atenção para cima.

6. Sala pequena decorada com luminária pendente e prateleira para plantas – Foto: Bianca da Hora
6. Sala pequena decorada com luminária pendente e prateleira para plantas – Foto: Bianca da Hora
Foto: Viva Decora

7. Design de Quarto Família Pequeno

Por fim, criar o fluxo ideal para sua pequena propriedade é um processo contínuo. Muitas vezes leva semanas, ou até meses até você conseguir determinar realmente o que está ou não funcionando. 

Não tenha medo de continuar fazendo ajustes e ajustando o layout até encontrar um arranjo que se adapte a você e sua família.

Já pensou em seguir a gente nas redes sociais para conferir mais conteúdos úteis para você! Segue lá! 

Fonte: Viva Decora
Publicidade
Publicidade