PUBLICIDADE

Dicas para limpar o teto de casa

O teto está sujo, mas você não sabe bem como limpar ele? Confira essas dicas (COM VÍDEO)

7 mai 2022 - 09h04
(atualizado em 11/7/2022 às 14h09)
Compartilhar
Exibir comentários
A limpeza do teto é muito importante e não deve ser feita de qualquer jeito
A limpeza do teto é muito importante e não deve ser feita de qualquer jeito
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Muitas vezes, quando estamos dando aquela faxina caprichada na casa, acabamos esquecendo do teto, né? E, mesmo quando lembramos do teto, às vezes é bem possível que você não saiba como limpá-lo.

No entanto, a limpeza do teto é muito importante, já que a poeira também pode se acumular nele, assim como as teias de aranha, e, por isso, deve ser feita aproximadamente uma vez por semana. Dessa forma, não dá para simplesmente deixar a limpeza do teto de lado, sendo necessário descobrir as formas mais corretas e eficientes de limpar essa parte da casa.

No geral, passar um pano úmido ou mop no teto pode ajudar, sendo melhor que usar a vassoura, que vai acabar espalhando a poeira pela casa. Porém, dependendo do tipo de teto, do seu material ou até em qual cômodo ele está, pode haver certas diferenças na maneira mais adequada de limpá-lo. Sendo assim, veja a seguir algumas dicas para limpar cada teto da forma correta:

Tetos de PVC

No caso dos tetos de PVC, é possível usar água sanitária dissolvida em água e uma esponja multiuso para a limpeza. Porém, também existem outras misturas que podem ser usadas para limpar esse tipo de teto, que inclusive precisa de muito cuidado, já que pode acabar ficando amarelado com o tempo e a ação do sol.

A esponja pode ser uma ótima aliada na hora de limpar o teto de PVC - Shutterstock
A esponja pode ser uma ótima aliada na hora de limpar o teto de PVC - Shutterstock
Foto: Alto Astral

Um exemplo é a mistura de cinco litros de água, meia xícara de vinagre e duas colheres de sopa de detergente, que costuma ser recomendada para a limpeza de tetos de PVC. Depois da limpeza, lembre-se de passar um pano seco no teto para tirar o excesso da solução.

Tetos de madeira

Para os tetos de madeira, geralmente é possível usar uma solução de água com detergente ou de água sanitária com água. Contudo, é importante conferir qual o tipo de madeira do seu teto, já que pode haver específicos que devem ou não devem ser usados em cada uma delas.

Além disso, é preciso tomar cuidado para não umedecer demais o teto de madeira durante a limpeza, sendo ainda mais importante nesse caso passar um pano seco no final da limpeza. Isso porque a madeira absorve bastante água, então a casa pode ficar cheirando mal se ela for umedecida demais.

Tetos pintados

Já para os tetos pintados, apesar de você também poder usar a mistura de água sanitária com água, podem aparecer manchas de bolor que sejam mais difíceis de tirar. Nesses casos, uma solução é borrifar um pouco de água sanitária pura no local e esperar aproximadamente 10 minutos para que ela possa fazer efeito.

Teto da cozinha

O teto da cozinha sempre precisa de uma atenção a mais, já que pode ficar sujo de gordura. Assim, pode ser necessário usar uma solução de 5 litros de água quente com um copo de vinagre e duas colheres de bicarbonato de sódio para deixar o teto desse ambiente brilhando.

Teto do banheiro

No caso do banheiro, a umidade pode causar o surgimento de pontos de mofo no teto. Por isso, pode ser importante investir em algum produto anti-bolor para fazer a limpeza. Na falta de um produto específico, também pode ser usada uma solução de água quente e detergente.

Por fim, uma dica importante em qualquer tipo de teto é usar luvas e óculos. Assim, você evita algum acidente com os produtos usados na limpeza.

Gostou das dicas? Confira o vídeo a seguir:

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Publicidade