PUBLICIDADE

Cozinha e sala de jantar têm praticidade e beleza com marcenaria planejada

A arquiteta Ana Rozenblit, do Spaço Interior, mostra quais soluções de marcenaria planejada que utilizou nos armários de sua cozinha e sala de jantar.

29 fev 2024 - 23h28
Compartilhar
Exibir comentários

A marcenaria planejada é grande aliada na hora de otimizar os espaços em uma casa ou apartamento. Ao fazer o projeto de sua residência, a arquiteta Ana Rozenblit, do escritório Spaço Interior, utilizou todos os recursos que a marcenaria oferece de forma criativa, criando soluções particulares e únicas para sua cozinha e sala de jantar. Confira-as abaixo:

Cozinha planejada

-
-
Foto: Kadu Lopes/Casa.com.br / Casa.com

Com o desejo de uma cozinha "prática, otimizada, aconchegante e com personalidade", a arquiteta criou, em parceria com a SCA Jardim Europa, um conjunto de marcenarias que incluem: gavetões para fruteira e panelas, cristaleira e prateleiras inferiores e superiores para utensílios.

-
-
Foto: Kadu Lopes/Casa.com.br / Casa.com

O cômodo tem um layout concebido para fácil circulação e, sobre o estilo do décor, Ana explica que almejou algo elegante e sóbrio, optando pelo verde oliva como tom principal da paleta de cores.

-
-
Foto: Kadu Lopes/Casa.com.br / Casa.com

"A cozinha foi pensada desde a entrada, por isso, logo no início do espaço foi inserido um pórtico de madeira com rasgos de LED junto à bancada para refeições rápidas. A mescla entre o verde oliva da marcenaria e porcelanato preto, que imita mármore, cria uma atmosfera elegante e sóbria no ambiente. Ademais, a concepção levou em conta as duas extremidades da cozinha, deixando um espaço amplo, no centro, para circulação. A marcenaria escolhida foi a verde oliva e possui acabamentos foscos e brilhantes, em diferentes profundidades para trabalhar bem a volumetria", explica.

-
-
Foto: Kadu Lopes/Casa.com.br / Casa.com

Outra função da marcenaria é abrigar os eletrodomésticos, não deixando a fiação à mostra. Tal recurso garante um visual limpo e desobstruído, que é complementado pelos puxadores com sensor de toque, que mal aparecem.

-
-
Foto: Kadu Lopes/Casa.com.br / Casa.com

O último toque é o armário que acomoda os itens da área de serviço.

Sala de jantar

-
-
Foto: Kadu Lopes/Casa.com.br / Casa.com

Com inspiração clássica, a sala de jantar recebeu um móvel multifuncional, que funciona tanto para armazenar quanto para expor objetos, também executado pela SCA Jardim Europa. Além das gavetas e armários, a peça conta com uma prateleira chanfrada e iluminação de LED. Graças à ela, receber convidados para jantar fica mais prático, uma vez que todos os itens necessários estão ao alcance.

-
-
Foto: Kadu Lopes/Casa.com.br / Casa.com

"O móvel da sala de jantar faz a função de um buffet e de uma cristaleira, assim os itens decorativos - como porta retratos, vasos ornamentais e flores ficam em evidência - enquanto, as louças, talheres, taças e copos ficam bem guardadas e organizadas, prontas para serem postas na mesa de jantar quando forem usadas. Assim, a ideia era garantir que esse móvel, sob medida, fosse prático e auxiliasse nas atividades e funções da sala de jantar", diz Ana.

Marcenaria planejada: qual o passo a passo para ter uma

-
-
Foto: Kadu Lopes/Casa.com.br / Casa.com

Os benefícios da marcenaria planejada são muitos, desde a otimização do espaço disponível, até a liberdade estética de compor os ambientes da sua casa de forma personalizada. Contudo, o processo de concepção e execução das peças exige um pouco de paciência.

O que levar em consideração

-
-
Foto: Kadu Lopes/Casa.com.br / Casa.com

Para quem deseja investir em uma marcenaria planejada, é preciso levar em conta fatores como: tempo, apoio de um profissional de área e uma empresa confiável para fazer cada peça.

"É necessário contar sempre com um profissional da arquitetura para que o planejamento leve em conta o projeto como um todo, estabelecendo uma unidade, garantindo que as medidas sejam exatas e a escolha adequada do tipo de material (MDF, lâminas naturais, madeira de demolição, nobres etc.). Além disso, é sempre interessante incluir a marcenaria sob medida, desde a planta, para aproveitar o máximo de suas potencialidades e soluções, levando em consideração as combinações que a marcenaria pode ter com os acabamentos, revestimentos e pintura do projeto.

Quanto tempo leva

Ana explica que todo o processo, do desenho até a finalização, pode levar de dois até seis meses em média, dependendo do e dimensão da tipo de obra.

Casa.com
Compartilhar
Publicidade
Publicidade