PUBLICIDADE

Como lavar pano de prato: 4 dicas para deixá-los sempre higienizados

Veja como conservar o item sempre limpo e longe das manchas indesejadas

4 fev 2023 - 19h28
Compartilhar
Exibir comentários
-
-
Foto: Camesa/Casa.com.br / Casa.com

O pano de prato é parte da vida de todos nós. Indispensável item de cozinha, o pano de copa está presente nas casas brasileiras em diferentes modelos e cores, alguns até com estampas temáticas de datas comemorativas. É útil para limpezas, enxugar louças, pegar panelas quentes, secar as mãos e até como enfeite no ambiente.

Justamente por sua multifuncionalidade, o item necessita de atenção, para que possa ter uma maior durabilidade. Sendo assim, saber como higienizá-lo de forma correta pode evitar a proliferação de micro-organismos, além do surgimento de odores e manchas indesejadas.

Abaixo, Camila Shammah, gerente de produtos da Camesa, marca especializada em artigos de cama, mesa, banho e decoração, listou abaixo algumas dicas que podem auxiliar nesse processo. Confira:

1. Frequência de uso

-
-
Foto: Camesa/Reprodução / Casa.com

O recomendado é que haja diferentes tipos de pano na cozinha: o de prato tradicional, utilizado para s ecar as louças molhadas, um para enxugar as mãos e outro para pegar panelas quentes e o pano de pia. "Cada um deles pode ter cores diferentes, para impedir que você os confunda. A recomendação é trocar diariamente, assim eles não ficam gordurosos, manchados ou acumulam bactérias", afirma.

2. Cuidados na limpeza

Os panos de copa não podem ser lavados junto a outros tipos de tecido, como roupas e toalhas. A indicação da especialista é separar os itens antes de colocar na máquina. "Caso o item esteja com manchas, é preciso fazer a remoção manual para depois coloca-los na máquina. Evite usar água sanitária para não danificar as fibras do produto e lave os brancos separados dos coloridos", aconselha.

3. Como lidar com as manchas

-
-
Foto: Camesa/Reprodução / Casa.com

Além dos habituais produtos de limpeza, receitas caseiras são ótimas aliadas neste processo. "Pode-se utilizar soluções a base de limão, vinagre e bicabornato de sódio, junto a água fervente, antes de inserir os panos na maquina de lavar. Assim, será possível retirar manchas que uma lavagem usual não removeria".

4. Armazenamento

Assim como na lavagem, os panos de copa precisam ser armazenados separadamente. "O ideal é que sejam guardados em caixas, dobrados ou enrolados em gavetas. Os prendedores utilizados durante o processo de secagem também podem ser alocados no espaço", conclui.

Casa.com
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade