Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Casa Cor Rio 2012 abre as portas e mescla clássico ao contemporâneo

Compartilhar
Exibir comentários

Começou nesta quarta-feira (3) a 12ª edição da Casa Cor Rio, que busca fundir o clássico ao contemporâneo e apresentar opções de moradia que casem com os tempos atuais de pouco espaço e muita criatividade. Ao todo, cerca de 80 arquitetos, paisagistas e decoradores idealizaram 52 espaços espalhados pelos mais de 4 mil m² do casarão número 762 da Avenida Rui Barbosa, na praia do Flamengo, no Rio de Janeiro.

Cerca de 80 arquitetos, paisagistas e decoradores idealizaram 52 espaços presentes no evento
Cerca de 80 arquitetos, paisagistas e decoradores idealizaram 52 espaços presentes no evento
Foto: Mauro Pimentel / Terra

Veja projetos para decorar o espaço gourmet

Veja dicas para organizar banheiros pequenos

O próprio casarão, que conta com pés direitos de até sete metros de altura e fica de frente para o Pão de Açúcar, é uma atração à parte. Fundado em 1922, o espaço nasceu para abrigar o Hotel Balneário Sete de Setembro quando o então prefeito do Rio, Carlos Sampaio, decidiu transformar a zona sul carioca um balneário luxuoso, imitando a Riviera Francesa.

De lá para cá, o prédio, tombado e hoje de propriedade da Universidade Federal do Rio de Janeiro, serviu de sede para o Internato da Escola de Enfermagem Anna Nery (1926-1973) e depois para a Casa do Estudante Universitário (1973-1995). A ideia dos organizadores da Casa Cor é devolvê-lo à universidade se não restaurado, reformulado, permitindo a instauração de um centro de estudos aplicados. Em vários pontos da casa é possível ver vestígios da construção antes da reforma, forma encontrada pelos arquitetos de fazer com que os ambientes conversem.

Dividido pelos quatro pisos do prédio, o evento busca antecipar uma nova forma de morar em que se misturam em um mesmo espaço apartamentos, lofts, escritórios, lojas, restaurantes, academias, etc. O térreo remete a um hotel, homenageando a vocação inicial do casarão; no primeiro andar está a estrutura de condomínio, com pequenos apartamentos temáticos; no segundo é a vez de escritórios e da área comercial; e o último andar, por sua vez, abriga um bar. Decorado com capas de vinis e pôsteres de bandas, o local foi batizado de Flash Back Bar e oferece um “cardápio” musical de mais de 4 mil vídeos ao vivo.

A organização espera receber 70 mil pessoas até o dia 19 de novembro. A Casa Cor funciona de terça à domingo, das 12h às 22h. De terça a sexta os ingressos custam R$ 35 passando para R$ 40 nos sábados, domingos e feriados. Estudantes e idosos pagam meia.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade