Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cadeira de design mais vendida da história faz 10 anos

Compartilhar
Exibir comentários

No século 18, o rei francês Luís 15 fez um governo tão marcante que acabou emprestando seu nome até mesmo a uma poltrona da época que, com seu estilo clássico, chegou aos nossos tempos. Mais de três séculos depois, o prestigiado designer francês Philippe Starck fez, para a marca italiana Kartell, uma releitura surpreendente e irônica da peça centenária: a cadeira Louis Ghost, de policarbonato transparente. Em 2012, a criação de Starck chega a seu décimo aniversário tornando-se ela própria um clássico do mobiliário contemporâneo. Com mais de 1,5 milhão de peças vendidas, é a cadeira de design mais vendida da história. Na loja brasileira da Kartell, sai por R$ 1.334.

A cadeira Louis Ghost, do designer Philippe Starck, foi concebida em 2002. Virou clássico, e pode ser encontrada em ambientes tão diferentes quanto um teatro na República Tcheca e...
A cadeira Louis Ghost, do designer Philippe Starck, foi concebida em 2002. Virou clássico, e pode ser encontrada em ambientes tão diferentes quanto um teatro na República Tcheca e...
Foto: Divulgação

Quando apresentou a Louis Ghost, em 2002, Starck disse: “Ela está lá quando queremos vê-la e podemos incorporá-la a outros elementos, se quisermos ser discretos”. O designer refere-se à transparência, que torna a peça multifuncional. A cadeira aparece em ambientes tão diversos quanto um grande teatro na República Tcheca e um pequeno apartamento em São Paulo. Sua aparente fragilidade é só impressão: na fabricação é utilizado um moderno sistema de injeção de policarbonato em um único molde, criando uma peça única, sem encaixes, e bem resistente.

Feita inicialmente sem cor, o modelo foi adquirindo algumas variações com o tempo. Agora existe também em tons como o vermelho, o amarelo e o azul, todos transparentes. Outros modelos sem transparência também foram criados, mantendo o característico policarbonato.

No caminho de se tornar um ícone do design, a cadeira ganhou intervenções de grandes nomes do mundo artístico, como os estilistas Christian Lacroix e John Galliano. Além disso, para encomendas acima de 50 peças, a Kartell permite que o comprador também faça personalizações no modelo.

O sucesso foi tão grande que a peça acabou gerando “filhotes”. A cadeira Victoria Ghost, por exemplo, tem um design mais esguio do que a da Louis. Além disso, há os banquinhos Charles Ghost, o espelho François Ghost e até o assento infantil Lou Lou Ghost.

Qual seria a razão de tanto sucesso? O próprio Satrck arrisca uma resposta: “a Louis Ghost foi elaborada a partir de nosso inconsciente coletivo, é apenas o resultado natural de nosso passado, nosso presente e nosso futuro”.

Fonte: PrimaPagina
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade