PUBLICIDADE

Bobó de Camarão: Saiba Como Fazer a Tradicional Receita Nordestina

9 dez 2021 14h33
ver comentários
Publicidade

O bobó de camarão é um clássico prato baiano que tem a cara do Brasil. Cremoso, saboroso e muito fácil de fazer, a receita de bobó de camarão tradicional leva vários ingredientes bem tradicionais da nossa cozinha, principalmente a cozinha do nordeste, além disso, o bobó de camarão pode ser servido com vários tipos de acompanhamentos como arroz, salada e batatas.

E se você quer aprender como fazer bobó de camarão tradicional para aquele almoço de família, basta continuar acompanhando o passo a passo da nossa receita a seguir a arrasar na sua cozinha.

1. Saiba como fazer bobó de camarão tradicional – Foto: iStock
1. Saiba como fazer bobó de camarão tradicional – Foto: iStock
Foto: Viva Decora

Como fazer bobó de camarão

Você é daqueles que pensam que a receita de bobó de camarão com mandioca é algo super complexo de fazer? Pois saiba que você está enganado.

Como fazer bobó de camarão tradicional pode ser muito mais simples do que você imagina, mas claro que é importante seguir corretamente o passo a passo da receita, além disso, escolha ingredientes de qualidade para que sua receita de bobó de camarão simples fique cremosa e super saborosa. 

Assim sendo, se você quer aprender de vez como fazer bobó de camarão com mandioca, anote a lista de ingredientes a seguir e confira o passo a passo. 

2. Receita de bobó de camarão cremoso – Foto: Pixabay
2. Receita de bobó de camarão cremoso – Foto: Pixabay
Foto: Viva Decora

Receita de bobó de camarão: lista de ingredientes

  • 1 kg de mandioca 
  • 1 kg de camarão sem casca e limpo
  • 5 dentes de alho amassados ou picados
  • 1 cebola grande
  • 2 pimenta dedo-de-moça picada e sem semente
  • Suco de 1 limão
  • 5 colheres de sopa de azeite
  • 5 colheres de de sopa azeite de dendê 
  • ½ maço de coentro bem picado
  • Talos de salsinha a gosto
  • Sal a gosto

Receita de bobó de camarão: modo de preparo

  1. Cozinhe as mandiocas com água e sal até que fiquem bem macias e reserve com os pedaços de mandioca ainda dentro da água.
  2. Em uma panela, faça um caldo com as cascas do camarão, 2 dentes de alho, os talos de salsinha e as aparas da cebola. Reserve.
  3. Tempere os camarões com o suco de limão e sal a gosto, coloque-os em uma panela e refogue em 2 colheres de azeite até que comece a mudar de cor. Reserve
  4. Na panela que você usou para refogar o camarão, coloque o restante do azeite e refogue também a cebola, a pimenta e o alho.
  5. Enquanto isso, leve a mandioca ao liquidificador e bata, use um pouco do caldo feito com as cascas do camarão para ajudar a bater, vá adicionando conchas do caldo aos poucos;
  6. Em seguida, adicione também o refogado e continue a bater, é importante que fique bem cremoso, mas não líquido, por isso, não exagere na quantidade de caldo que colocará;
  7. Depois, leve esse creme a uma panela e misture com o camarão e o azeite de dendê; 
  8. Deixe cozinhar por mais uns 8 minutos, mais ou menos, e acerte o tempero com sal e pimenta se achar necessário.
3. Como fazer receita de bobó de camarão cremoso – Foto: iStock
3. Como fazer receita de bobó de camarão cremoso – Foto: iStock
Foto: Viva Decora

Como escolher camarão para fazer bobó de camarão

Gostou da nossa receita de bobó de camarão simples? É muito fácil de fazer, não é mesmo? Mas para que você faça um bobó de camarão com mandioca perfeito, separamos 4 dicas de como escolher o camarão que vai dar mais sabor a sua receita. Confira!

  1. Quando for comprar o camarão é muito importante que você o cheire. Opte pelos camarões com cheiros mais suaves e não compre aqueles com cheiro muito forte;
  2. Sempre compre os camarões com casca, pois você precisará delas para fazer o caldo da sua receita de bobó de camarão simples, além disso, as cascas também podem ser usadas para fazer molhos saborosos;
  3. Para não deixar seu camarão com textura de borracha é importante ter atenção na hora da cocção, que deve ser entre 2 e 3 minutos;
  4. Quando comprar seu camarão, lembre-se que 1 kg de camarão com casca significa 500 gramas quando ele estiver totalmente limpo.
4. Como fazer bobó de camarão com mandioca cremoso – Foto: iStock
4. Como fazer bobó de camarão com mandioca cremoso – Foto: iStock
Foto: Viva Decora

Como congelar bobó de camarão?

Se você quer mais praticidade na sua rotina da cozinha, uma boa dica é fazer sua receita de bobó de camarão e congelar para quando receber visitas em casa ou mesmo para quando estiver em um dia mais corrido e precisar de um almoço rápido.

E para congelar o bobó de camarão com mandioca é muito fácil, pois após a receita pronta e quando o bobó estiver morno ou já mais frio, você deve colocá-lo dentro de um recipiente bem fechado e retirar o ar, como uma vasilha ou mesmo aqueles saquinhos zip lock, por exemplo.

Então, basta etiquetar a data em que o bobó de camarão foi feito e levar ao congelador, lembrando que ele deverá ser consumido em até 45 dias.

5. Dicas de como fazer bobó de camarão cremoso – Foto: iStock
5. Dicas de como fazer bobó de camarão cremoso – Foto: iStock
Foto: Viva Decora

Gostou da nossa receita de bobó de camarão com mandioca? Então, aproveita para compartilhar essa com sua família e amigos para que todo mundo aprenda a fazer esse prato saboroso e tradicional.

Fonte: Viva Decora
Publicidade
Publicidade