PUBLICIDADE

Black Friday: como comprar móveis e peças de decoração?

Confira dicas da dupla Renata Iervolino e Eduardo Tambellini, da Etri Arquitetos, e da arquiteta Marta Martins

24 nov 2023 - 07h58
Compartilhar
Exibir comentários

Com a chegada da tão aguardada Black Friday, agora em novembro, surge uma excelente oportunidade para renovar a decoração de casa, investindo em peças de qualidade com descontos muito atrativos. Neste período, diversos itens, como sofás, poltronas, tapetes e almofadas, entre outros, são oferecidos a preços mais acessíveis, especialmente aqueles provenientes de showrooms que estão passando por renovações.

Porém, em meio a tantas ofertas, em lojas físicas e on-line, fica difícil escolher os melhores negócios. "É importante começar observando o ambiente como um todo e entender o que mais te incomoda e você deseja mudar. Depois, listar essas questões e colocar uma ordem de prioridades. Por exemplo, se você precisa comprar um sofá novo e um aparador. Ambos são decorativos e funcionais, mas qual deles é a real necessidade do momento?", alerta a arquiteta Marta Martins.

Projeto de Henrique Ramalho.
Projeto de Henrique Ramalho.
Foto: Produção visual: Studio Jefferson Stunner/Fotos: Juliano Colodetti, MCA Estúdio/Casa.com.br / Casa.com

Evitar gastos com o desnecessário é quase uma missão impossível quando diversas vantagens são apresentadas, sejam no valor da peça, no desconto, na forma de pagamento. Para os arquitetos Renata Iervolino e Eduardo Tambellini, da Etri Arquitetos, ter uma ajuda profissional é muito bem-vinda nesses casos.

"O arquiteto pode direcionar com maior funcionalidade esses gastos, ver quais itens se encaixam na decoração, esteja ela já pronta ou ainda em andamento. Mas quando não há esse auxílio, é importante pensar na hora da compra, independentemente do preço, em qual local essa aquisição vai se encaixar. Se não tiver nada em mente, o melhor é não adquirir apenas por impulso", afirmam Renata e Eduardo.

Atenção às medidas

Projeto de Geração Arquitetura.
Projeto de Geração Arquitetura.
Foto: Rafael Annaruamma /Casa.com.br / Casa.com

É fundamental, principalmente ao adquirir móveis e tapetes, verificar as medidas não somente do espaço onde esses itens serão colocados, mas também em relação às aberturas do ambiente - conferir, por exemplo, se o estofado vai passar pela porta ou precisará ser içado. Certificar sobre as dimensões dos produtos escolhidos evita surpresas desagradáveis e assegura se eles vão se encaixar harmoniosamente no ambiente, principalmente, quando a compra é realizada on-line.

"É importante conferir se o produto, principalmente sofás e mesas de jantar, passam pela porta, sobem no elevador, caso seja um prédio. Caso não, converse com a loja e já combine o serviço de içamento", aconselha Marta.

Economia

Poltrona da Abra Casa,
Poltrona da Abra Casa,
Foto: Divulgação/Casa.com.br / Casa.com

Durante a Black Friday, os mobiliários se destacam como opções vantajosas. Showrooms oferecem descontos expressivos, permitindo ao consumidor adquirir peças de qualidade a preços vantajosos. É um período em que vale à pena para quem está renovando os espaços ou para quem está em fase de construção.

Qualidade Garantida

Projeto de Ao Quadrado Arquitetura.
Projeto de Ao Quadrado Arquitetura.
Foto: Denilson Machado, MCA Estúdio/Casa.com.br / Casa.com

Ao realizar compras pela internet, atentar-se à qualidade dos produtos é tão essencial quanto em lojas físicas. A questão, no entanto, está relacionada aos detalhes. Para evitar cair em golpes ou pagar um valor que não condiz com o produto, o ideal é conferir o endereço do site, ver se o nome da loja condiz com o que aparece na barra de navegação e, em caso de dúvidas, o melhor é não arriscar. Pesquisar em sites, como o Reclame Aqui, também funciona muito!

Além disso, ler atentamente as descrições, especialmente sobre materiais e tecidos, é uma medida crucial. Optar por lojas que fornecem informações detalhadas sobre os produtos garante a aquisição de itens duráveis e de alta qualidade.

Entrega

Projeto de Fernanda Dabbur.
Projeto de Fernanda Dabbur.
Foto: Fernando Crescenti/Casa.com.br / Casa.com

No caso do mercado digital, vale destacar a importância de verificar o prazo de entrega, se será condizente com a sua necessidade. A coordenação com o cronograma da obra, por exemplo, é essencial para evitar atrasos, bem como assegurar-se de que os produtos escolhidos estejam em estoque para manter o fluxo contínuo do trabalho.

Casa.com
Compartilhar
Publicidade
Publicidade