Barbiecore na decoração: o que é, como usar + 25 ideias para te inspirar
A estética Barbiecore ganhou destaque mundo afora com o lançamento do superaguardado filme da Barbie, dirigido por Greta Gerwig e estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling.
E a influência do estilo se estendeu para além das telas de cinema, impulsionando tendências não só no mundo da moda, mas também na decoração e design de interiores.
Até a Coral entrou na onda do Barbiecore e lançou uma collab com a boneca mais famosa do mundo. Resultado? Uma linha de 14 cores que remetem ao lúdico, com variações de rosa, mas também tons de amarelo, roxo e verde.
A estreia do longa-metragem também influenciou os arquitetos e decoradores da CASACOR 2023: vários ambientes foram criados em diferentes tons de rosa.
E você, quer levar um pouco do Barbiecore para sua casa? Confira, a seguir, dicas simples para aproveitar a tendência e 25 ideias para inspirar a decoração do seu lar.
Afinal, o que é Barbiecore?
O Barbiecore traz a icônica estética da Barbie para a vida real, marcada pelo rosa-choque, tons vibrantes e um ar divertido. Além disso, combina elementos vintage, estampas femininas, candy colours (ou tons pastéis), brilhos e acessórios que remetem à estética da boneca.
O bacana dessa tendência é que não existe um jeito certo ou errado de incorporar no seu décor. O Barbiecore é alegre e festivo, e perfeito para as pessoas expressarem suas personalidades como quiserem.
Por que escolher o rosa na decoração?
A cor rosa traz sensações de bem-estar, conforto e calma. Na psicologia das cores, representa compaixão e cuidado, além de ser ligada à feminilidade e à infância.
Mas, não se engane, a cor não é restrita a espaços infantis ou femininos. Ela pode ser usada em qualquer ambiente, pois convida à tranquilidade e favorece a convivência.
Além disso, o rosa é versátil e combina com tons vibrantes, como verde e azul turquesa, criando um ambiente alegre, ou tons neutros, para um clima mais tranquilo e sofisticado.
O uso excessivo da cor, no entanto, pode causar sensações negativas, como transmitir uma imagem rígida e distante.