0

Casa em Ubatuba tem piscina a poucos passos do mar

  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Prefere mar ou piscina? Esse não é um dilema para os proprietários de uma casa projetada pela arquiteta Renata Pati na Praia do Flamenguinho, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. A residência se integra de tal modo com o entorno que a piscina fica a poucos passos do oceano Atlântico.

A principal inspiração foi a natureza do próprio local: a casa é cercada de muito verde e acomoda-se ao relevo do terreno. É uma praia acessível somente de barco, o que dá todo um charme”, diz a arquiteta.

Para ressaltar a natureza e a exclusividade do local, foram usados elementos decorativos rústicos e sofisticados. “Todo o projeto, desde o desenho da casa aos elementos de decoração, valoriza o ambiente, totalmente focado na beleza natural do espaço. Acabamentos simples, como o piso de cimento queimado, ganham companhia de detalhes elaborados, como as esquadrias de madeira cumaru que rasgam as paredes na horizontal e revelam a paisagem”, destaca Renata. A cobertura da sacada é de esteiras de cipó – um material rústico para amenizar o calorão do litoral.

Para economizar no transporte, materiais como a pedra moledo da fachada e as toras de eucalipto do pergolado vieram da região. A mão de obra utilizada também é das redondezas.

Soluções como captação e aproveitamento da água da chuva, somado ao tratamento de esgoto, deram um toque ecológico à construção. “O tratamento de esgoto purifica a água antes de jogá-la no mar. O diferencial desse projeto foi a preocupação com a questão da sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Toda a mata foi preservada ao redor”, diz Renata.

<a data-cke-saved-href="http://vidaeestilo.terra.com.br/infograficos/casa-e-decoracao/estilos-de-decoracao/iframe.htm" href="http://vidaeestilo.terra.com.br/infograficos/casa-e-decoracao/estilos-de-decoracao/iframe.htm">veja o infográfico</a>

Veja também:

Período de turbulências e decisões nos relacionamentos
Fonte: PrimaPagina Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade