Calor pode, sim, atrapalhar o seu sono: saiba como contornar a situação
Um ambiente ligeiramente frio e algumas medidas simples podem ajudar a dormir melhor
Você já sentiu dificuldades para dormir no verão? O calor pode, de fato, influenciar o sono. Uma boa qualidade de sono envolve a curva de temperatura, fundamental para conseguirmos pegar no sono e mantê-lo ao longo da noite.
O médico João Gallinaro, psiquiatra e especializado em Medicina do Sono, explica que quando estamos quase pegando no sono, ocorre uma pequena queda de nossa temperatura corporal, algo essencial para dormir.
"Essa temperatura continua caindo até, mais ou menos, a metade da madrugada, entre duas e quatro da manhã. Depois disso, ela começa a subir novamente. Quando o ambiente está muito quente, a gente sente muito calor e existe uma grande dificuldade de acontecer essa queda de temperatura. Por isso que sentimos maior dificuldade em conseguir pegar no sono", explica.
Além de dificultarem pegar no sono facilmente, as altas temperaturas podem fazer com que haja mais despertares durante a noite, o que dificulta manter o sono. Outro fator causado pelas altas temperaturas é uma quantidade reduzida de duas fases muito importantes do sono: o sono REM e o sono profundo.
Qual a temperatura ideal para dormir?
...
Veja também
Insônia: o que é, sintomas, causas e o que fazer
A melhor receita de sorvete de limão para refrescar nos dias quentes