Cada vez mais adolescentes estão desenvolvendo vigorexia: saiba como identificar se seu filho sofre com o transtorno
Problema crescente entre jovens, afeta autoestima e hábitos; entenda os sintomas
A adolescência é uma fase marcada por descobertas e transformações, tanto internas quanto externas. Por isso, é comum surgirem inseguranças com a aparência. Em alguns casos, essa preocupação evolui para uma obsessão pelo corpo musculoso — conhecida como vigorexia —, um transtorno que afeta um número crescente de adolescentes.
O que é a vigorexia?
Embora muitas vezes seja confundida com um transtorno alimentar, a vigorexia é, na verdade, um tipo de transtorno dismórfico corporal — uma condição de saúde mental caracterizada pela obsessão com imperfeições percebidas na aparência, mesmo quando essas imperfeições são imperceptíveis para os outros.
Estudos apontam que adolescentes com vigorexia demonstram um desejo intenso por reduzir a gordura corporal e aumentar a massa muscular. No entanto, mesmo com mudanças físicas visíveis, eles raramente se sentem satisfeitos com o próprio corpo.
Essa insatisfação constante leva o adolescente a treinar excessivamente para desenvolver músculos e melhorar a aparência, sem nunca se sentir realmente satisfeito com os resultados.
Além disso, é comum recorrerem ao uso de suplementos ou até mesmo substâncias anabolizantes, que oferecem riscos sérios à saúde. Também podem adotar dietas extremamente restritivas, o que faz com que o transtorno seja, muitas vezes, confundido com um distúrbio alimentar.
...
Veja também
Ansiedade: o que é, como controlar uma crise e 25 sintomas
Usar salto alto com frequência faz mal para a coluna? Veja o que diz um fisioterapeuta