Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cachorro surdo é adotado por casal com surdez e aprende comandos em Libras

Com apenas seis meses de vida, o pequeno Zoki, que ganhou uma família após ser resgatado pelo Instituto Eliseu, já sabe os sinais de sentar, deitar e esperar

20 out 2025 - 14h57
Compartilhar
Exibir comentários

Zoki, ainda filhote, sofreu com o abandono de uma família que não compreendia sua surdez e não sabia como lidar com ela. A vida do cachorro, no entanto, tomou um novo rumo quando encontrou tutores que viviam a mesma realidade e tiveram não somente paciência, como a determinação de garantir seu conforto e adaptação no lar, ensinando a ele a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Com apenas seis meses de vida, o cachorro, que foi resgatado pelo Instituto Eliseu, já sabe os sinais de sentar, deitar e esperar
Com apenas seis meses de vida, o cachorro, que foi resgatado pelo Instituto Eliseu, já sabe os sinais de sentar, deitar e esperar
Foto: Reprodução/Instagram/@zoki.fenagolin / Bons Fluidos

Conheça a história do cachorro

Antes de ganhar novos pais, o cãozinho, que ainda se chamava Cotton, estava sob os cuidados do Instituto Eliseu, localizado em Santos, no litoral de São Paulo. Em entrevistas, os profissionais da organização contaram que ele chegou ao abrigo em setembro deste ano, levado por uma mulher que dizia tê-lo achado perdido na rua.

Os especialistas, contudo, suspeitam que ela era, na verdade, a tutora do pet e estava tentando se desfazer dele. Logo depois, a entidade descobriu o motivo do abandono: o cãozinho é surdo. A presidente do Eliseu, Leila Abreu, conforme relatou ao 'g1', foi a primeira a desconfiar da condição, devido à sua pelagem branca e aos olhos de cores diferentes.

Testes posteriores comprovaram o diagnóstico. De acordo com a perita em comportamento animal, a surdez pode ter sido o motivo pelo qual a antiga tutora não quis o filhote. "Talvez por isso a antiga dona se desfez dele, porque ele não deveria interagir com ela, coisa que normalmente acontece com animais surdos", explicou.

Cãozinho ganha nova vida

Mas, no Instituto Eliseu, Cotton encontrou um lugar livre de discriminações. O cachorro, inclusive, ganhou fama nas redes sociais da organização ao aparecer em um vídeo sendo acordado com pequenos sopros. Foi por meio dessa publicação que o casal Mayara e Jean, também diagnosticados com surdez, conheceu o pet.

Ele nem precisou se esforçar. Isso porque bastou uma breve olhada para que os paulistas, em 13 de setembro, deixassem a capital e fossem buscá-lo em uma feira de adoção. Cotton, então, passou a se chamar Zoki e, além de ganhar um lar, adquiriu uma habilidade especial: entender os comandos em Libras.

Agora, com apenas seis meses, o cãozinho, que chegou a ter um perfil no Instagram após conquistar diversos fãs, já sabe os sinais de sentar, deitar e esperar. "O começo de uma história cheia de carinho", disse o casal em uma publicação na qual aparecem segurando o pet e sorrindo.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Instituto Eliseu (@institutoeliseu)

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade