Há anos ouvimos dizer que lavar o cabelo em excesso causa queda. É exatamente o contrário
Estudos apontam que a higiene adequada do couro cabeludo é essencial para preservar a saúde dos fios
Entrar no banho, lavar a cabeça e perceber nas mãos ou no chão um emaranhado de fios. A cena é comum para muitas pessoas e costuma levar a conclusões precipitadas, como a ideia de que lavar o cabelo com frequência faz o cabelo cair mais e pode antecipar uma alopecia. Trata-se de um mito bastante difundido, mas que a dermatologia busca desmentir.
A impressão que costuma surgir é a de que, ao esfregar o couro cabeludo, os fios estariam sendo puxados desde a raiz. Mas esse raciocínio é incorreto. A International Society of Hair Restoration Surgery (ISHRS) ressalta que a queda no banho não tem relação com a ação mecânica de esfregar.
Os fios que aparecem nas mãos ou no ralo já estavam soltos antes mesmo de entrar no banho, porque se encontravam na chamada fase telógena — a fase de queda ou repouso. O que o ato de lavar faz é apenas facilitar esse desprendimento, o que também acontece ao pentear o cabelo ou pelo simples atrito com o travesseiro. Esses fios já estavam destinados a cair.
O dermatologista espanhol Óscar Muñoz reforça essa explicação. Em entrevista recente, ele afirmou que "há quem acredite que o cabelo cai mais ao lavar, mas o que está vendo é apenas o que já iria cair de qualquer forma".
...
Veja também
Queda de cabelo: o que causa e como tratar
Alopecia areata: o que é, causas, sintomas e tratamento
Sem gastar dinheiro: o que há na sua cozinha para dar brilho ao seu cabelo
Há anos ouvimos dizer que lavar o cabelo em excesso causa queda. É exatamente o contrário