Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brasileira foi escolhida para ler a oração que abriu o Conclave; saiba mais sobre Andressa Collet

A escolhida para ler uma oração na missa 'Pro Eligendo Romano Pontifice', que abre a votação para o novo pontífice, foi uma jornalista do Brasil

7 mai 2025 - 12h31
Compartilhar
Exibir comentários

A proposta de Papa Francisco para a Igreja Católica foi moldar um novo tipo de instituição e, nesta quarta-feira (7), a cerimônia de abertura mostrou que a mesma pode estar seguindo as dicas de Jorge Mario Bergoglio. Isso porque a escolhida para ler uma oração na missa 'Pro Eligendo Romano Pontifice', que abre a votação para o novo pontífice, foi uma mulher. E nessa o Brasil saiu ganhando, pois Andressa Collet é gaúcha. Veja mais detalhes:

Igreja Católica escolheu uma brasileira para realizar a Oração Universal na missa de abertura do Conclave; saiba quem é e veja mais detalhes
Igreja Católica escolheu uma brasileira para realizar a Oração Universal na missa de abertura do Conclave; saiba quem é e veja mais detalhes
Foto: VaticansMedia / Bons Fluidos

Brasileira fez oração de abertura do Conclave em português

Durante a cerimônia especial - presidida pelo decano do Colégio Cardinalício, Giovanni Battista Re - que ocorreu na Basílica de São Pedro, no Vaticano, houve um momento em que orações foram lidas em diversas línguas, inclusive, no português. E a responsável por ter feito a parte em português desta Oração Universal foi a jornalista brasileira, do Rio Grande do Sul.

Antes, em italiano, foi cantado: "Em português, rezemos por todos os povos". E, em seguida, Collet leu: "O Senhor guie todos os homens na edificação do bem e da justiça, da solidariedade e da concórdia". Desta forma, a mulher entrou para a História como uma das vozes femininas que estão contribuindo para a reformulação da Igreja.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por CARAS (@carasbrasil)

Quem é Andressa Collet?

Nascida em Erechim, a profissional trabalha como colabora no Vatican News (portal oficial do Vaticano) e é especialista em assuntos religiosos. Atualmente, mora na Itália com o marido e filhos - país que se tornou sua casa há mais de dez anos. Vale ressaltar também que, durante a pandemia, ela também era responsável por relatar a situação de Roma aos veículos de notícia brasileiros.

Ademais, segundo o G1, Collet mostra os bastidores do Vaticano em suas redes sociais e, inclusive, recentemente, depois da morte do Papa Francisco, relembrou o dia em que o conheceu, durante um encontro privado. Na legenda da publicação em questão, disse o seguinte: "Foi um papa como um pai, que acolheu, que abraçou. Ele abençoou o meu filho Leonardo quando ele tinha um ano de idade. Hoje, ele tem 7. E, depois, o meu filho Lorenzo, que estava na minha barriga. O papa deu essa abertura extraordinária para as mulheres. Eu, como mãe, me sinto muito mais ligada nele, nestes termos, por ter dado esse passo maior".

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade