Bolinho de arroz com talos de brócolis; aprenda como fazer
A chef Bru Calderon mostra como reutilizar as sobras dos alimentos em receitas para lá de gostosas como esta
25 set
2025
- 13h55
Exibir comentários
Recentemente, a chef
Bru Calderonte ensinou que aproveitar as sobras dos alimentos é muito fácil. Agora, ela mostra como colocar os truques em prática com esta receita de bolinho de arroz com talos de brócolis, que rende quatro porções. Para isso, basta separar 30 minutinhos do seu tempo. Confira:
Ingredientes
- Talos e folhas de brócolis (aproveite os mais tenros; os talos mais grossos podem precisar ser descascados)
- Cascas de cenoura (bem lavadas)
- ½ cebola
- 1 xícara de arroz já cozido (pode ser arroz integral ou branco)
- 50g de queijo parmesão ralado (ou outro queijo de sua preferência, como muçarela, para maior elasticidade)
- 1 ovo grande
- ½ xícara de farinha de trigo (pode ser substituída por farinha de arroz ou aveia para uma versão sem glúten, ajustando a quantidade conforme a textura)
- 1 colher (sopa) de fermento em pó químico
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- Opcional: Cheiro-verde picado (salsa, cebolinha), orégano ou outras ervas para realçar o sabor.
Modo de preparo
- Preparo dos vegetais: Primeiramente, se os talos de brócolis forem muito fibrosos, descasque a parte externa. No processador de alimentos, adicione as cascas de cenoura, os talos e folhas de brócolis e a cebola. Então processe até obter uma mistura bem picada, mas não pastosa. Dessa forma, é importante que os vegetais fiquem bem triturados para se incorporarem bem na massa.
- Mistura da massa: Então transfira a mistura de vegetais para uma tigela grande. Adicione o arroz cozido, o queijo parmesão ralado, o ovo, a farinha de trigo, o fermento em pó, sal e pimenta. Misture bem com uma colher ou com as mãos. De qualquer maneira, é importante que todos os ingredientes estejam incorporados e a massa esteja homogênea e maleável. Ou seja, a umidade dos vegetais e do arroz deve ser suficiente para dar liga; se a massa estiver muito mole, adicione um pouco mais de farinha; se estiver muito seca, um fio de azeite ou um pouco de água.
- Modelagem: Modele pequenos bolinhos com as mãos. Você pode fazer no formato de bolinhas ou croquetes. Porém, o tamanho ideal é de aproximadamente 3 a 4 cm de diâmetro para um cozimento uniforme.
- Cozimento na Airfryer: Preaqueça a Airfryer a 180°C por 3 a 5 minutos. Arrume os bolinhos no cesto da Airfryer em uma única camada, sem amontoar, para garantir que fiquem crocantes por igual. Se necessário, cozinhe em levas.
- Assando: Leve ao cesto da Airfryer a 180°C por 15 a 20 minutos, mas vire-os na metade do tempo (após uns 8-10 minutos) para dourar por todos os lados. O tempo pode variar dependendo do tamanho dos bolinhos e do modelo da sua Airfryer. Porém, eles devem ficar dourados e crocantes por fora e macios por dentro.
- Servir: Por fim, sirva os bolinhos quentes como petisco, acompanhamento ou lanche. São ótimos com um molho de iogurte, maionese temperada ou um molho agridoce. E então diga com orgulho: "aqui, tudo vira alimento".
Dica da Chef
Finalmente, para um toque extra de sabor e crocância, você pode empanar os bolinhos em farinha de rosca (que pode ser feita com os pães amanhecidos) antes de levá-los à Airfryer. Para quem não tem Airfryer, os bolinhos podem ser assados no forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 25-30 minutos, ou fritos em óleo quente até dourarem.