Body splash x perfume: as diferenças entre eles
Mais intenso ou mais suave? A escolha entre perfume e body splash dependo do que você quer!
Enquanto os perfumes são mais intensos, os body splashs garantem uma fragrância mais leve
Leves, intensos, refrescantes ou marcantes: no universo da perfumaria, escolher entre body splash e perfume ainda gera dúvidas para muitos consumidores. Embora ambos tenham a função de perfumar a pele, eles apresentam diferenças importantes na composição, na fixação e na forma de uso no dia a dia.
A escolha ideal
Saber qual levar para casa depende de fatores como ocasião, clima e até preferência pessoal. Enquanto o perfume costuma ser associado a maior durabilidade e presença, o body splash vem ganhando espaço por oferecer uma perfumação mais suave, acessível e versátil, especialmente para o uso cotidiano.
Segundo Pedro Lima, especialista em fragrâncias e sócio da Spoiler, marca de body splash da Viih Tube, a principal diferença entre os dois está na concentração da fragrância, o que impacta diretamente na fixação na pele. "Os body splashes têm um percentual menor de fragrância, em comparação aos perfumes. Isso faz com que o perfume tenha um cheiro mais intenso e uma duração maior. Pelo o body splash ter uma menor concentração de fragrância, isso deixa o cheiro mais suave e fresco, enquanto o perfume é desenvolvido para ter maior projeção e durabilidade", explica.
Body splash x perfume
O especialista conta que, por causa da leveza, o body splash acaba sendo mais indicado para determinadas situações. "Ele é ideal para reaplicações ao longo do dia, porque perfuma sem pesar ou saturar o olfato. Também funciona muito bem como base para layering (que é a técnica de sobrepor diferentes fragrâncias (perfumes, hidratantes, óleos) na pele para criar um aroma único e personalizado), preparando a pele antes da aplicação do perfume", pontua.
De acordo com Pedro, o uso frequente, inclusive diário, não é um problema. "Pode ser usado todos os dias. Por exemplo, os nossos body splashes permitem reaplicação ao longo do dia e ainda possibilitam misturar fragrâncias entre si ou combiná-las com os perfumes, criando uma perfumação personalizada", explica.
Pedro destaca que em dias mais quentes, muitas pessoas acabam optando pelo body splash, embora o perfume também possa ser utilizado. "Não há contraindicação para usar perfume no calor, mas algumas pessoas preferem o body splash justamente por ser mais leve", conta.
Faça sua escolha!
Outra diferença que chama a atenção do consumidor é o preço. Pedro informa que body splash costuma ser mais acessível, e isso tem uma explicação técnica. "Como possui uma menor concentração de fragrância, torna o processo de produção menos custoso. Isso permite um valor final mais baixo, sem abrir mão da qualidade e da experiência sensorial", ressalta.
Para o dia e para a noite
Na hora de escolher entre body splash e perfume, o especialista recomenda observar a ocasião. "O body splash é ideal para o uso diário, para reaplicações e momentos em que se busca leveza. Já o perfume é mais indicado quando se deseja maior intensidade e presença, como em eventos especiais ou à noite. Para quem gosta de versatilidade, a combinação dos dois também é uma alternativa. Usar o body splash como base e o perfume para finalizar permite ajustar a perfumação de acordo com cada momento", conclui.