0

Sete passos garantem uma pele perfeita sem sair de casa

17 abr 2014
13h00
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Desejo de nove entre dez mulheres, exibir uma pele livre de imperfeições não é uma tarefa fácil, baseada apenas num produto bacana.  Para esbanjar um rosto radiante em qualquer idade a famosa rotina de cuidados deve ser seguida à risca, além de enriquecida com alguns truques que oferecem benefícios extras e ainda aumentam o poder de ação dos cosméticos. Por isso, confira, a seguir, setes passos fundamentais para a conquista de uma cútis invejável em apenas uma semana.  

Higienização adequada
Limpar bem a pele, principalmente antes de dormir, deve virar um hábito sagrado no dia a dia de toda a mulher. Isso porque o ritual ajuda a remover o excesso de oleosidade que forma uma camada de gordura sobre a superfície cutânea e dificulta a penetração dos ativos dos cremes utilizados. “Por ser tão importante, a higienização precisar ser feita sempre com produtos correspondentes ao tipo de cútis, como demaquilantes, sabonetes e tônicos faciais”, ressalta Francisco Le Voci, dermatologista, membro do Departamento de Dermatologia da Associação Paulista de Medicina (APM).   

Protetor solar
Sempre indispensável, ainda mais num país tropical como o nosso, o filtro solar precisa ser aplicado em qualquer tipo de pele porque os raios ultravioleta possuem efeitos cumulativos, capazes de comprometer a beleza e a saúde cutânea em curto, médio e até longo prazo. Além disso, cerca de 70% dos casos de câncer de pele acontecem no rosto, região que costuma ficar mais exposta à radiação.

Por conta disso, a proteção deve ser realizada diariamente e com os produtos adequados. “O principal fator a ser averiguado é qual o tipo de protetor solar (gel, loção, creme e fluido) mais indicado para cada caso. Geralmente, a pele normal vai bem com os protetores em formato de loção, a seca com os bloqueadores na versão creme e a oleosa com os géis ou fluidos”, informa o especialista.  

Esfoliação
Como conta com uma camada de células em sua superfície que pode ficar espessa demais, atrapalhando a entrada dos ativos presentes nos cremes utilizados, a pele precisa ser esfoliada a cada 15 dias com produtos abrasivos, específicos para cada tipo de derme, e até mesmo com ácidos, como o salicílico, o glicólico e o láctico, para facilitar a penetração dos cosméticos e estimular a renovação celular.

Hidratação
Uma boa hidratação é fundamental para manter a pele bonita, jovem e saudável.  O creme, no entanto, deve ser escolhido de acordo com cada tipo de cútis. Para as secas, os formulados com vitaminas E, A e C são os mais indicados por também serem antioxidantes. Para as normais, o ideal são as loções à base de água, e para as mistas ou oleosas, os hidratantes em gel e livres de óleo, capazes de evitar o aparecimento de acnes.    

Remoção de maquiagem
Retirar a maquiagem usada à noite deve ser encarada como o hábito de escovar os dentes para evitar problema cutâneos relacionados, principalmente, à oleosidade.  “Quando se dorme com esses produtos no rosto, ocorre a obstrução dos poros que não deixa a pele respirar”, afirma Francisco. Diante disso, ela vai ficando mais oleosa e perdendo a sua luminosidade.

Alimentação  
Uma alimentação balanceada, além de proporcionar benefícios para todo o corpo, ajudam a conquistar uma pele bonita e saudável. Vegetais em geral são os mais ricos em vitaminas, sais minerais e fitoquímicos que têm ação antioxidante e protegem as células do organismo contra os radicais livres. No cardápio, também deve haver espaço para peixes, como salmão, atum e sardinha, que garantem a cota de selênio, famoso por combater o envelhecimento, assim como para os alimentos de cor alaranjada, como cenoura e mamão, que são ricos em vitamina A e reforçam a proteção da pele.   

Beba água
Beber os dois litros (ou oito copos) de água por dia recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) ajuda, literalmente, a lavar o corpo por dentro, pois elimina grande parte das impurezas que dificultam a chegada dos nutrientes às células, inclusive às da pele.  

Veja também:

De andador, veterano de guerra de 99 anos arrecada milhões para saúde pública britânica
Fonte: Agência Hélice
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade