Aventura em Bariloche
Na Patagônia argentina, a cidade é uma das mais conhecidas estações de esqui. Mas também oferece trekking, escaladas e passeios
San Carlos de Bariloche
Argentina
Localizada na província de Río Negro, na Argentina, a estação de esqui mais famosa da América Latina fica a 770 metros acima do nível do mar, junto à cordilheira dos Andes, quase fronteira com o Chile.
O nome da cidade é uma fusão interessante: de um lado, Carlos Wiederhold, nome do comerciante alemão que construiu a primeira casa do lugar, em 1895, e a quem os locais chamavam San Carlos; do outro, Vuriloche (dos índios mapuches, que significa "povo de trás da montanha"). A montanha, no caso, é o cerro Tronador. Depois, graças a uma corruptela, o vocábulo indígena virou Bariloche.
A cidade é perfeita para uma aventura invernal, apesar de ser ótimo point em qualquer estação do ano. Seus belos parques nacionais, as montanhas (que são cartões-postais) e os bosques fazem da região um destino excelente para acampamentos, caminhadas e trekking.
A partir de Bariloche, "capital da Patagônia andina", partem tours em direção aos cerros Catedral, López, Otto e Tronador, famosos por seus glaciares. Aproveite as excursões à península Llao-Llao para navegar pelo lago Nahuel Huapi até Puerto Blest e a Isla Victoria. Não perca também El Bolsón e o parque nacional Lago Puelo.
Dicas
TOSTADOS
Bariloche não é a mesma sem os tostados. São sanduíches, geralmente de queijo e presunto, feitos em pão de miga. Finíssimos e absolutamente deliciosos!
CUBANITOS
São rolinhos de wafflles recheados com doce de leite, e cujas pontas são de chocolate. Se parecem com charutos, daí o nome.
MUSEU DO CHOCOLATE
Avenida Bustillo, 1.200
O nome já diz tudo... Imperdível. Tem visitas guiadas a cada 20 minutos.
MUSEU GEOLÓGICO E PALEONTOLÓGICO ROSENDO PASCUAL
Calle Bosque Petrificado, 367
São 10 mil peças, a mais importante coleção arqueológica da Patagônia. Entre os destaques, aves patagônicas, ossos de dinossauros e uma enorme coleção de cristais.
RESTAURANTES
Bariloche é uma cidade de gastronomia refinada. Independentemente do lugar, é bom fazer reserva. As especialidades são as carnes (experimente o cervo e o javali), a truta e o salmão. Os postres (sobremesas) são obras-primas - principalmente quando a base é o excelente doce de leite argentino.
Aura (cozinha regional de autor)
Hotel Dazzler - Calle San Martín, 441
Chez Philippe (cozinha francesa)
Calle Primera Junta, 1.080
Il Gabbiano (cozinha italiana/regional)
Avenida Bustillo, km 24,3
Talisman (cozinha fusion)
Hotel Arelauquen - Ruta 82, em frente ao lago Gutierrez
NOSSA SRA. DAS NEVES
No caminho para o cerro Catedral, dedique uns minutos à gruta de Nossa Senhora das Neves, padroeira dos esquiadores (toda a ajuda antes de encarar a montanha é bem-vinda). O lugar é belíssimo, e a santa, dizem, não deixa ninguém a pé.
ONDE FICAR
De singelos bangalôs a cinco estrelas de tirar o fôlego, as opções de acomodação são muitas - e todas muito boas.
Bariloche Bungalows Reencuentro (3 estrelas)
Avenida Pioneros, 2.500, a três minutos do centro.
Hotel la Cascada (5 estrelas)
Avenida Bustillo, km 6, com saída própria para o lago Nahuel Huapi.
Bariloche Village Catedral, Spa & Resort (3 estrelas)
Villa Catedral, na base do cerro Catedral, a 15 minutos do centro.
Hotel Llao Llao (5 estrelas)
Avenida Bustillo, km 25. Localizado em uma pequena colina às margens dos lagos Nahuel Huapi e Moreno, numa paisagem magnífica emoldurada pelas montanhas e pelos cerros que cercam Bariloche.
COMO CHEGAR
A Aerolineas Argentinas tem um voo direto São Paulo-Bariloche, além de voos diários para Buenos Aires, assim como a TAM. Outra opção é ir via Santiago, pela LanChile - aí vale a pena esticar a viagem e conhecer a capital chilena.